AgroTimes

Gasolina era para estar mais cara, mas não está. E o etanol é liquidado na origem e na distribuição

10 fev 2022, 11:28 - atualizado em 10 fev 2022, 11:41
Posto de combustíveis
Competitividade da gasolina corrói preços do etanol hidratado na cadeia produtiva (Imagem: Ag. Brasil/ Marcelo Camargo)

O etanol hidratado caiu na 8,14% na semana passada (R$ 2,90 o litro) nas fábricas, dobrando a perda sobre a anterior. E nesta, desde segunda, reproduz boas liquidações diárias nas distribuidoras (R$ 2,90, ontem).

O nome disso é o preço da gasolina na bomba. Está cara para o consumidor, mas era para estar mais ainda.

A diferença para menor do combustível é de R$ 0,39, com o petróleo entre US$ 91 e US$ 92 nesta quinta, mas que vem nessa faixa de preços desde a semana anterior.

O dado foi levantado pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), que, em percentual, registra a defasagem em menos 11%.

Com esse retrato, no acumulado até amanhã o setor de etanol garantirá nova liquidação, vendendo mais barato para girar o produto, tentando estimular a demanda, e começar a esvaziar mais a tancagem para dar lugar para o biocombustível que vai entrar a partir do meio de março com as primeiras unidades produtivas entrando em operação na nova safra 22/23.

 

Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.