Geopolítica ganha força e investidores reavaliam risco global; Veja os destaques do Giro do Mercado desta quarta (7)
No Giro do Mercado desta quarta-feira (07), a jornalista Paula Comassetto recebe Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, para comentar os assuntos que impactam o mercado hoje.
Os investidores seguem atentos aos desdobramentos da tensão geopolítica entre os Estados Unidos e a Venezuela. No entanto, o foco agora se direciona as ameaças de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, a uma possível invasão da Groenlândia.
De acordo com Spiess, essa mudança de postura por parte dos Estados Unidos reflete uma dinâmica global. “Esse novo ordenamento internacional que está sendo formado faz com que ocorra uma corrida por ativos de proteção e teses bélicas”, afirmou.
Além disso, hoje os agentes financeiros analisam a divulgação do relatório de emprego ADP e Jolts nos Estados Unidos nesta semana. Em dezembro, a economia estadunidense registrou a criação de 41 mil empregos no setor privado.
Já no cenário doméstico, o programa ressaltou Yduqs (YDUQ3) e Brava Energia (BRAV3) como principais quedas no Ibovespa hoje.
Já entre as altas, Embraer (EMBJ3) E Cogna (COGN3) foram os destaques do dia.
Entre os destaques corporativos, a Azul (AZUL54) aprovou a oferta de R$ 7,44 bilhões com a emissão de 723,8 bilhões de novas ações ON e 723,8 bilhões ações PN anunciada originalmente em dezembro de 2025.
Além disso, a Smart Fit (SMFT3) encerou 2025 com 2.084 academias em 16 países, após bater o guidance com abertura de 341 unidades em 2025.