BusinessTimes

Gigante chinesa CATL lança serviço de troca de bateria para carros elétricos

18 jan 2022, 13:16 - atualizado em 18 jan 2022, 13:16
Veículos Elétricos
O serviço permite que os motoristas troquem packs de bateria esgotados por baterias recém-carregadas em suas estações de troca, disse Chen (Imagem: Unsplash/ Michael Marais)

A Contemporary Amperex Technology (CATL) lançou nesta terça-feira um serviço de troca de bateria para veículos elétricos chamado EVOGO, que permite que os motoristas possam ter uma bateria totalmente carregada em poucos minutos.

A fabricante chinesa de baterias instalará estações de troca em dez cidades da China e os usuários poderão acessar o serviço por meio de um aplicativo, disse Chen Weifeng, gerente geral da subsidiária da CATL, Contemporary Amperex Energy Service Technology.

O serviço permite que os motoristas troquem packs de bateria esgotados por baterias recém-carregadas em suas estações de troca, disse Chen.

O veículo multifuncional Bestune NAT da montadora chinesa FAW Group será o primeiro carro com o qual o serviço será compatível, disse Chen, acrescentando que mais modelos serão incluídos no futuro.

“Consideramos a bateria como um produto compartilhado, em vez de um produto de consumo para uso pessoal”, disse Chen, acrescentando que o EVOGO visava abordar “o desafio da ansiedade de alcance, inconveniência de recarga e altos custos” para os proprietários.

Fora da China, a Honda Motor fez parceria com a Yamaha e a fabricante de scooters Piaggio para desenvolver baterias substituíveis para veículos elétricos leves.

A startup de San Francisco Ample fez parceria com a Uber (UBER) para oferecer serviços de troca de bateria para motoristas cadastrados na plataforma da empresa na Califórnia.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.