Gigante da internet Naver vai adquirir corretora cripto da Coreia do Sul por US$ 10 bilhões
A Naver Financial, unidade da gigante da internet sul-coreana Naver, concordou em adquirir a Dunamu, operadora da maior exchange de criptomoedas do país, a Upbit, em um acordo totalmente em ações avaliado em 15,13 trilhões de won (US$ 10,27 bilhões).
A plataforma de pagamentos informou em um comunicado regulatório nesta quarta-feira (26) que o acordo, um dos maiores da Ásia neste ano, tem como objetivo garantir crescimento futuro baseado em ativos digitais.
- SAIBA MAIS: Quer receber análises confiáveis sobre o universo cripto? Cadastre-se para receber a newsletter gratuita do Crypto Times
A subsidiária de fintech da Naver planeja emitir 2,54 ações para cada uma ação da operadora da Upbit.
A Coreia do Sul possui um mercado de criptomoedas em forte expansão e a fusão ajudaria a Naver a garantir novos motores de crescimento em ativos digitais e stablecoins, permitindo aos investidores esperar avanço em seus negócios de fintech além de suas operações atuais de publicidade, comércio e conteúdo, segundo analistas.
“A Upbit é a maior exchange cripto da Coreia do Sul, com cerca de 70% de participação de mercado, de acordo com alguns relatórios, e é extremamente lucrativa”, disse Siya Yang, chefe de marketing da HashKey Group, uma empresa de serviços de ativos digitais sediada em Hong Kong.
“A Naver pode ver sinergias no negócio, já que pode direcionar seu próprio tráfego de usuários para a exchange, que oferece produtos financeiros principalmente para a geração mais jovem”, afirmou Yang.
Respondendo a especulações de que a Naver poderia abrir capital na Nasdaq, a CEO Choi Soo-yeon disse nesta quinta-feira (27) que a empresa não tinha planos específicos, acrescentando que, se uma futura listagem for considerada, será guiada pelo objetivo de aumentar o valor para os acionistas.