Giro do Mercado: Resultado dos bancos dos EUA, disputas no Fed e os destaques do Ibovespa nesta quinta-feira (15)
Hoje (15), o mercado brasileiro repercute os dados do varejo acima das expectativas e a volatilidade no preço do petróleo, intensificada pelos últimos acontecimentos geopolíticos.
No Giro do Mercado desta quinta-feira, a jornalista Paula Comassetto recebe Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, para repercutir os assuntos em destaque no mercado.
No programa, Zogbi comentou sobre a divulgação dos resultados dos grandes bancos americanos. “Bancos, além de serem um segmento que têm bastante peso nos índices, também são um termômetro da própria economia. Os primeiros bancos que reportaram, como o JP Morgan e o Citi, trouxeram bons números, mas com as margens um pouco mais comprimidas. Já o Goldman Sachs e Morgan Stanley, que divulgaram os dados hoje, trouxeram números acima das expectativas e tiveram uma reação melhor do mercado”, apontou.
O mercado também está repercutindo a disputa entre Donald Trump e Jerome Powell. O presidente dos Estados Unidos descartou a demissão do presidente do Federal Reserve (Fed).
De acordo com a estrategista-chefe da Nomad, o vídeo de Powell divulgado no domingo, foi impactante para os investidores. “Achei muito impactante, mas muito justo e achei curioso que poucos banqueiros falaram sobre o assunto, além da reação tímida do mercado. A expectativa já é de corte de juros, então a pressão sobre o Fed, neste momento, provavelmente não vai mudar tanto assim os próximos passos”, explicou.
No cenário doméstico, os destaques negativos do Ibovespa (Ibov), ficaram com Smart Fit (SMFT3), Porto Seguro (PSSA3), C&A (CEAB3), CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5).
Do lado positivo, Magazine Luiza (MGLU3), Vamos (VAMO3), Axia Energia (AXIA3) e Marcopolo (POMO4) foram as principais altas.
No radar dos investidores seguem ainda os desdobramentos da 2ª fase da Operação Compliance Zero, que apura conexões entre o Banco Master, controlado por Daniel Vorcaro, o empresário Nelson Tanure e a gestora Reag.
Hoje o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da CBSF (ex-Reag), após apurações que apontam envolvimento da instituição financeira em atividades ilícitas, incluindo fraudes ligadas ao Banco Master.