BusinessTimes

Globo vs SBT: Por que emissora carioca quer de volta transmissão da Libertadores?

06 maio 2022, 16:50 - atualizado em 06 maio 2022, 16:50
futebol
Os direitos de transmissão de partidas de futebol estão em disputa entre emissoras e plataformas digitais (Imagem: Pixabay/ jarmoluk)

Os direitos para transmissão de partidas de futebol estão em fase de decisão, com a licitação para os direitos de campeonatos, como a Conmebol Libertadores, acontecendo agora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre TV aberta, fechada, streaming e plataformas como YouTube e Twitch, transmitir os jogos já não é exclusividade da televisão — e nem da Globo.

A expectativa da decisão sobre a licitação da Libertadores era para esta sexta (6), entretanto, foi adiada em uma semana, para o dia 13 de maio.

Trajetória da Globo com transmissões de futebol

A Globo já foi a maior referência quando se tratava de assistir campeonatos esportivos, especialmente futebol, visto que a emissora transmite jogos desde a década de 60.

Ao longo dos anos, a Globo já exibiu diversos campeonatos, como a Copa do Mundo, a Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Estaduais, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, hoje, a emissora observa os direitos de transmissão também com suas principais concorrentes na TV aberta e fechada, como SBT, Record e ESPN.

Atualmente, campeonatos nacionais e internacionais de futebol podem ser assistidos em diferentes canais e plataformas, como a Globo/SporTV, Record, SBT, ESPN, Conmbol TV, HBO Max , YouTube, Twitch, Facebook Watch e Amazon Prime Video.

Em entrevista ao Money Times, Anderson Gurgel, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, jornalista de economia, negócios e marketing, explica que isso passou a mudar com o aumento da concorrência, com emissoras e plataformas digitais tendo maior interesse na transmissão de campeonatos de futebol, além de fatores como a crise e outros contextos causados pela pandemia que levaram à quebra do monopólio da Globo.

“Tudo isso leva a Globo a ser um player muito forte ainda, mas com menos força, tomando decisões que podem surpreender. Quando a emissora, na pandemia, abriu mão da Fórmula 1 e Libertadores foi principalmente porque a conta já não estava fechando mais, visto que precisava viabilizar o negócio durante a pandemia.”, explica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SBT, Band e Record conquistando espaço no futebol

Em 2020, a Globo perdeu o direito de transmitir as partidas de futebol da Libertadores, que passaram a ser exibidas no SBT.

O SBT transmite também partidas de futebol da UEFA Champions League, UEFA Europa Champions League e Copa América.

Segundo dados do TV Pop, o SBT chegou a registrar a maior audiência entre as emissoras do país durante a transmissão da final da Copa Libertadores em novembro de 2021, registrando média de 26,4 pontos no Ibope, contra 9,3 da rede Globo, que transmitia o programa “Caldeirão”.

No mesmo ano, a Band passou a exibir em sua grade campeonatos internacionais, como o italiano, alemão e russo — este último suspenso devido à guerra na Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Record TV tem os direitos de transmissão de campeonatos estaduais, além de transmitir o Paulista e o Carioca.

Com o ganho de espaço de outras emissoras, a Globo perdeu o monopólio do futebol, porém, está em embate para recuperar a Conmebol Libertadores após 2 anos que o campeonato está sendo exibido pelo SBT.

Com a abertura de uma nova licitação e novas mudanças de contexto, Gurgel explica que a Globo não teria por que não querer voltar a fazer a transmissão, especialmente devido ao vivo e o esporte serem fatores importantes de audiência.

“As emissoras perceberam que o esporte é um fator importante na estratégia de atração de público e movimentação de negócios. Consequentemente, a Globo entrou na disputa com o SBT para esse novo ciclo”, destaca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Perda na TV fechada e disputa pela TV aberta

A Globo perdeu a disputa na TV fechada, em que estava concorrendo com o SporTV e tendo como principais concorrentes a ESPN, Amazon e Paramount.

Agora, o foco está no embate com o SBT pelos direitos de transmitir 23 partidas de futebol da Conmebol Libertadores, 13 da Copa Sul-Americana e a Recopa, que reúne os vencedores de cada competição.

No Twitter, a repercussão e expectativa sobre os direitos de transmitir as partidas de futebol tem diferentes opiniões, com torcida para ambas as emissoras, que estão no embate para a conquista de mais 4 anos de direitos.

Segundo o Notícias da TV, as propostas das duas na primeira rodada de negociações foram bem parecidas em todos os quesitos, o que inclui financeiro, plano de negócio para patrocinadores e ideias de coberturas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se perder para o SBT, a Globo ficará sem transmitir o campeonato em TV aberta e fechada pelos próximos quatro anos.

Valores e condições

As emissoras aceitaram condições específicas da Conmebol para a conquista dos direitos de transmissão.

Para o pacote válido de 2023 até 2026, será necessário exibir patrocinadores da Conmebol, uma condição que a Globo evitou ao longo do tempo.

Além disso, as emissoras deverão exibir a final mesmo que não tenha um time brasileiro disputando, condição esta que já valia para o SBT desde 2020, entretanto, as duas últimas finais foram entre clubes brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quando você tem concorrência, quem sai favorecido é o esporte. Por que a partir do momento que só tinha um player interessado, o lado de quem gera o conteúdo esportivo [a Conmebol] fica um pouco enfraquecido na negociação. A partir do momento que tem mais de uma emissora interessada, o poder de escolha do campeonato se torna maior”, destaca Anderson Gurgel.

Os valores consolidados para a atual licitação ainda não foram divulgados, porém, até agosto de 2020, a Globo tinha um contrato de US$ 60 milhões para transmitir o campeonato. Ao enviar nova proposta de US$ 45,5 milhões, porém, os direitos foram para o SBT.

O que está em jogo?

Anderson Gurgel destaca que o que está em jogo depende do ponto de vista.

“Do ponto de vista da Conmebol, ou seja, do agente esportivo, é a oportunidade de garantir a melhor estratégia, com o melhor parceiro. Ela está mais favorecida para negociar”, explica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já do ponto de vista das emissoras, explica que está em jogo ter esses direitos se referem a um dos principais títulos do futebol da América Latina, o que gera audiência e conteúdo.

“A Libertadores é um fator atrativo de público, que acrescenta ao ‘menu’ de possibilidades da emissora um torneio esportivo importante”, finaliza.

Receba as principais notícias de Marketing

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Marketing do Money Times e receba, todo sábado, uma seleção com as principais notícias do setor. Fique por dentro das marcas, ações de marketing e campanhas que se destacaram, bem como o que pode acontecer nos próximos dias. Clique aqui para se cadastrar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar