Mercados

Gol (GOLL4), CVC (CVCB3) e Azul (AZUL4): com queda de mais de 10%, hora de vender ações?

13 jun 2022, 18:40 - atualizado em 13 jun 2022, 19:20
Aviação Latam Gol
Além da aversão a risco generalizada, esses papéis, principalmente Gol e Azul, sofrem com a alta do dólar ante o real (Imagem:REUTERS/Amanda Perobelli)

Em dia de forte queda dos mercados, as ações ligadas ao turismo, como Azul (AZUL4), Gol (GOLL4) e CVC (CVCB3), lideraram as perdas do Ibovespa.

Além da aversão a risco generalizada, esses papéis, principalmente Gol e Azul, sofrem com a alta do dólar ante o real.

A moeda americana fechou cotada a R$ 5,11, disparada de 2,46%.

“Tal movimento mostra-se ainda mais acentuado em empresas muito alavancadas e as quais têm seus custos operacionais e de dívidas atreladas ao dólar, que já se valorizou mais de 10% nas duas últimas semanas, impactando principalmente o setor aéreo, sem contar os novos lockdowns na China“, coloca Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos, escritório credenciado da XP Investimentos.

Gol desabou 14,46%, para a mínima de fechamento desde abril de 2020, a 9,94 reais, e Azul recuou 10,92% para 13,70 reais, menor fechamento desde maio de 2020 No setor de viagens, CVC despencou 11,72%.

O que fazer com os papéis?

De acordo com Marcel Andrade, head de renda variável da Vitreo, no momento, é melhor ficar fora dessas ações. Para ele, é preferível esperar até se ter uma melhor avaliação do cenário macroeconômico mundial.

“Agora só compro commodities e bancos. Hora de aguardar”, coloca.

Maiores altas do Ibovespa

Só quatro empresas terminaram o dia no azul. Entre elas, a Cielo (CIEL3) liderou. Mais cedo, o BTG Pactual elevou o seu preço-alvo, mesmo após o rali dos papéis no ano.

Em relatório, Eduardo Rosman e equipe de analistas do banco explicam que a companhia “vem protegendo com sucesso sua participação de mercado nos últimos dois trimestres e pretende continuar fazendo isso”.

A participação de mercado atual da Cielo é de aproximadamente 25% no segmento em que atua e, enquanto seus pares são mais racionais na precificação, a companhia “vem conquistando mais clientes no segmento”.

A Cielo é o principal nome do setor de pagamentos para o BTG, que enxerga um crescimento de forma mais positiva na empresa desde o início do ano, conforme afirma o relatório.

Veja as maiores quedas do Ibovespa

Empresa Ticker Queda
Gol GOLL4 14,46%
CVC CVCB3 11,72%
Méliuz CASH3 11,11%
Azul AZUL4 10,90%
Petz PETZ3 9,87%

Veja maiores alta do Ibovespa 

Empresa Ticker Alta
Cielo CIEL3 1,32%
Energias do Brasil ENBR3 0,64%
Suzano SUZB3 0,70%
Taesa TAEE11 0,30%

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.