Google anuncia novidade com Inteligência Artificial para o varejo — e coloca pedra no sapato da Amazon
O Google (GOGL34) anunciou no último domingo (11) uma ferramenta que deve impactar diretamente o setor varejista e pode colocar uma pedra no sapato da Amazon (AMZO34). Durante a NRF 2026, o maior evento de varejo do mundo, Sundar Pichai, CEO da big tech, apresentou o Universal Commerce Protocol (UCP).
A tecnologia permite que toda a jornada de compra de um consumidor seja feita pela Inteligência Artificial do Google, o Gemini. A companhia já domina as buscas — que direciona os usuários para os respectivos sites — e, agora, o objetivo é de que, da descoberta ao pagamento, tudo possa ser feito pela ferramenta.
Para Sundar Pichai, “a IA pode melhorar cada etapa da jornada do consumidor, da descoberta à entrega”.
No novo modelo, o consumidor tem a possibilidade de conversar com a Inteligência Artificial sobre o produto que está em busca, descrevendo características que busca, sem depender apenas de palavras-chave.
A partir disso, o agente consulta preços, estoques, prazos de entregas, entre outros, e irá sugerir opções de lojas que estejam conectadas ao UCP. A finalização da compra ocorre dentro da conversa. Vale pontuar que processos como a entrega seguem de responsabilidade das varejistas.
Walmart e Google
A Walmart e o Googlet anunciaram, também do domingo (11), uma parceria para integrar o modelo de inteligência artificial (IA) Gemini à experiência de compras do Walmart e do Sam’s Club, com lançamento inicial nos Estados Unidos e expansão internacional posterior.
A nova experiência permitirá que o Gemini apresente automaticamente produtos do Walmart e do Sam’s Club quando forem relevantes. De acordo com a empresa, ao pedir sugestões de itens, o sistema retornará opções do estoque da varejista.
O comunicado destaca ainda a personalização. Ao vincular contas, os clientes poderão receber recomendações baseadas em compras anteriores, combinar pedidos com itens já no carrinho e acessar benefícios de programas como Walmart+ e Sam’s Club.
*Com informações da Exame e Estadão Conteúdo