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Google se transforma em Bolsa de Valores da Black Friday, com ‘cotação de produtos’ em tempo real

25 nov 2022, 16:13 - atualizado em 25 nov 2022, 16:13
Google Black Friday
Google oferece dados constantes para as varejistas, especialmente em período da Black Friday (Imagem: Money Times/Lorena Matos)

O Google abriu as portas do seu “War Room” (ou sala de guerra, em tradução livre) na última quinta-feira (24), ambiente que reúne equipe para acompanhar e atualizar em tempo real os clientes sobre as intenções de busca. O foco atual é a Black Friday e as informações dos usuários do mecanismo de busca para grandes, médias e pequenas varejistas.

O espaço funciona como uma central em que os dados de pesquisas no Google são analisados em tempo real, com acompanhamento das mudanças de buscas por produtos. Durante o período de Black Friday, a empresa destaca que estas mudanças são constantes e estes dados são decisivos para os próximos passos que varejos vão tomar.

Apesar de não abrir os nomes, o Google destaca que todas as grandes varejistas são clientes e bebem desta fonte, como poder ser o caso de Magazine Luiza (MGLU3) e Americanas (AMER3).

(Imagem: Money Times/Lorena Matos)

Estas empresas recebem informações do Google constantemente, informando, por exemplo, que um determinado smartphone está disparado nas buscas.

A partir disso, a equipe do Google presente na central notifica a equipe de atendimento que acompanha a varejista sobre a alta, indicando ser o momento de anunciar a promoção deste smartphone ou focar os descontos neste produto.

Ou seja, a Sala de Guerra do Google reúne os dados que são aplicados nas tomadas de decisões que as varejistas tomam em buscas dos lucros na Black Friday.

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Comportamento do consumidor na Black Friday

Na quinta-feira, dia de estreia do Brasil na Copa do Mundo e prévia da Black Fridaytelevisores, camisas, bebidas alcoólicas, bandeiras e birutas foram os produtos de maior crescimento em cliques no Google Shopping no Brasil. Segundo a companhia, o movimento foi reflexo do jogo.

“A Copa do Mundo entusiasmou os consumidores e trouxe mais esperança para o final do ano”, diz Gleidys Salvanha, diretora de Varejo do Google Brasil. “Nossa expectativa é a de que o varejo divulgue muitas ofertas ao longo da Black Friday até a Cyber Monday”, completa.

Segundo o Google, o interesse por smartphones está em alta nesta Black Friday.

O termo ‘iphone 13’ está entre as dez principais pesquisas por produtos entre 6h e 8h desta sexta-feira (25). Os cliques em produtos da categoria Telefonia cresceram 41% nas últimas 24 horas no Google Shopping. Nesse período, dos 20 produtos mais clicados no Shopping, 10 são celulares.

Veja o ranking dos produtos mais clicados na Black Friday:

  1. Smartphone Samsung Galaxy S20 FE 5G 128GB
  2. iPhone 13 5G 128GB
  3. iPhone 11 Apple (128GB) Branco
  4. Smartphone Samsung Galaxy S20 FE 5G 128GB Azul
  5. iPhone 13 Apple (128gb) Verde
  6. iPhone 13 Apple 128GB
  7. iPhone 12 mini Apple 128GB Branco 5G
  8. Apple iPhone 13 128GB
  9. Smartphone Samsung Galaxy S20 FE 5G 128GB
  10. Smartphone Samsung Galaxy S20 FE 5G Azul 128GB

O Google realizou ainda um levantamento dos termos com maior crescimento nas buscas das 8h às 10h desta sexta-feira, 25 de novembro. Veja abaixo quais tiveram maior crescimento no período analisado:

  • Notebook (+118%)
  • Air Fryer (+103%)
  • Microondas (+96%)

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.