AgroTimes

Ajuste fiscal, privatizações e agronegócio: Caiado, Leite, Tarcísio e Ratinho Jr. apontam a ‘receita’ para o Brasil no AgroForum do BTG

13 ago 2025, 13:17 - atualizado em 13 ago 2025, 13:17
ajuste-fiscal-caiado-ratinho-jr-tarcisio-eduardo-leite-governadores
(Foto: Reprodução)

A implementação de um ajuste fiscal não é considerada o objetivo principal de um governo que queira melhorar o Brasil, mas é um meio para isso, segundo Eduardo Leite (PSD), governador do Rio Grande do Sul (RS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o AgroForum — evento promovido pelo BTG Pactual, Leite abriu a discussão de um painel que também contou com a presença de Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás (GO); Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo (SP); e Ratinho Jr. (PSD), governador do Paraná (PR).

  • LEIA TAMBÉM: O Agro Times quer te ajudar a ficar por dentro do agronegócio e mostrar como começar a investir no “motor” do Brasil; veja como

Entre cotados para a eleição presidencial de 2026 e pré-candidatos já em campanha, como Caiado, todos os governadores afirmaram ter a “receita para o Brasil fazer o dever de casa”: ajuste fiscal, reforma administrativa, privatizações e aposta no agronegócio.

“A parte fiscal não é o fim em si mesmo. Não concorri ao governo do RS pra ter um balanço no azul. Isso é um meio, é uma forma de ter segurança orçamentária e ampliar a capacidade de fazer investimentos”, disse Leite.

Segundo ele, é necessário destacar que “o ajuste fiscal não é inimigo de programas sociais, ao contrário do que o governo atual diz”, citando o exemplos de políticas sociais implementadas no RS após a organização do orçamento público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ronaldo Caiado foi ainda mais duro nas críticas ao Governo Federal e afirmou que “enquanto o Lula for presidente esqueça ajuste fiscal, ele vai dar prioridade para políticas populistas”.

Privatizações e agronegócio na pauta eleitoral

Além da questão fiscal, os governadores discutiram projetos de sucesso em seus estados, como programas sociais e investimentos em estradas e infraestrutura para o agronegócio.

As privatizações promovidas em cada gestão também foram citadas. Tarcísio afirmou que após conceder a Sabesp (SBSP3) para a iniciativa privada, a empresa triplicou os investimentos e caminhar para universalizar o saneamento.

Para Ratinho Jr, “basta uma pessoa normal” ser eleita para a presidência em 2026 para que o Brasil decole. O governador do PR destacou a força do agronegócio no país e disse que o país não pode perder oportunidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nós temos que produzir alimentos em escala industrial. Whey Protein até cinco anos atrás era o soro derivado do leite dado para porco, porque não tinha o que fazer. Hoje é mais caro que o leite, mostrando que quando você pesquisa, industrializa, você agrega valor”, disse.

Os governadores finalizaram o evento fazendo uma defesa do país, demonstrando otimismo para os próximos anos. No entanto, deixaram claro a oposição à reeleição do governo atual no ano que vem.

André Esteves, sócio e chairman do BTG, afirmou que o painel contou com políticos experientes, respeitados, com boa avaliação de suas gestões. “Certamente todos eles protagonistas do ano eleitoral”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar