Ajuste fiscal, privatizações e agronegócio: Caiado, Leite, Tarcísio e Ratinho Jr. apontam a ‘receita’ para o Brasil no AgroForum do BTG

A implementação de um ajuste fiscal não é considerada o objetivo principal de um governo que queira melhorar o Brasil, mas é um meio para isso, segundo Eduardo Leite (PSD), governador do Rio Grande do Sul (RS).
Durante o AgroForum — evento promovido pelo BTG Pactual, Leite abriu a discussão de um painel que também contou com a presença de Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás (GO); Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo (SP); e Ratinho Jr. (PSD), governador do Paraná (PR).
- LEIA TAMBÉM: O Agro Times quer te ajudar a ficar por dentro do agronegócio e mostrar como começar a investir no “motor” do Brasil; veja como
Entre cotados para a eleição presidencial de 2026 e pré-candidatos já em campanha, como Caiado, todos os governadores afirmaram ter a “receita para o Brasil fazer o dever de casa”: ajuste fiscal, reforma administrativa, privatizações e aposta no agronegócio.
“A parte fiscal não é o fim em si mesmo. Não concorri ao governo do RS pra ter um balanço no azul. Isso é um meio, é uma forma de ter segurança orçamentária e ampliar a capacidade de fazer investimentos”, disse Leite.
Segundo ele, é necessário destacar que “o ajuste fiscal não é inimigo de programas sociais, ao contrário do que o governo atual diz”, citando o exemplos de políticas sociais implementadas no RS após a organização do orçamento público.
Ronaldo Caiado foi ainda mais duro nas críticas ao Governo Federal e afirmou que “enquanto o Lula for presidente esqueça ajuste fiscal, ele vai dar prioridade para políticas populistas”.
Privatizações e agronegócio na pauta eleitoral
Além da questão fiscal, os governadores discutiram projetos de sucesso em seus estados, como programas sociais e investimentos em estradas e infraestrutura para o agronegócio.
As privatizações promovidas em cada gestão também foram citadas. Tarcísio afirmou que após conceder a Sabesp (SBSP3) para a iniciativa privada, a empresa triplicou os investimentos e caminhar para universalizar o saneamento.
Para Ratinho Jr, “basta uma pessoa normal” ser eleita para a presidência em 2026 para que o Brasil decole. O governador do PR destacou a força do agronegócio no país e disse que o país não pode perder oportunidades.
“Nós temos que produzir alimentos em escala industrial. Whey Protein até cinco anos atrás era o soro derivado do leite dado para porco, porque não tinha o que fazer. Hoje é mais caro que o leite, mostrando que quando você pesquisa, industrializa, você agrega valor”, disse.
Os governadores finalizaram o evento fazendo uma defesa do país, demonstrando otimismo para os próximos anos. No entanto, deixaram claro a oposição à reeleição do governo atual no ano que vem.
André Esteves, sócio e chairman do BTG, afirmou que o painel contou com políticos experientes, respeitados, com boa avaliação de suas gestões. “Certamente todos eles protagonistas do ano eleitoral”, disse.
- E MAIS: Calendário de resultados dessa semana inclui Itaúsa (ITSA4), JBS (JBSS3), BRF (BRFS3) e outras empresas; acompanhe a cobertura completa de balanços