AgroTimes

Governo oficializa aumento da mistura de etanol na gasolina e preços devem cair a partir de agosto; guerra apressou medida

25 jun 2025, 11:48 - atualizado em 25 jun 2025, 12:26
etanol-gasolina-combustiveis-e30
(Imagem: Getty Images/Canva Pro)

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) oficializou nesta quarta-feira (25) o aumento da mistura do etanol na gasolina, de 27% para 30% (E30). As tensões no Oriente Médio e a volatilidade do petróleo levaram o governo a adiantar a implementação da medida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o E30 deve reduzir em até R$ 0,11 o litro de gasolina e acabar com a importação do combustível. A mistura de biodiesel no diesel também sobe, de 14% para 15% (B15).

A medida foi anunciada oficialmente nesta quarta, durante evento em Brasília. Representantes do setor de biocombustíveis se juntaram ao presidente Lula, ao ministro do MME, Alexandre Silveira e parlamentares.

Em breve fala, o presidente destacou que o desenvolvimento sustentável pode fazer o país crescer sem aumentar o desmatamento. Além disso, ressaltou que o uso de biocombustíveis não deve elevar o preço dos alimentos.

“Não tem nenhuma possibilidade de alguém fazer discurso de que o biocombustível compete com o alimento. Se um dia acontecer isso, vocês serão os primeiros a pedir para parar”, afirmou Lula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O E30 e o B15 serão implementados a partir de 1º de agosto.

A nova mistura já foi testada pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e teve seus resultados apresentados ainda em março, com a presença do ministro do MME.

Na ocasião, Silveira afirmou que o E30 é seguro para os veículos e que com ele o Brasil deixará de ser refém do mercado internacional e da volatilidade dos preços externos.

“Com este ato histórico voltaremos a ser autossuficientes em gasolina após 15 anos e reduzimos a necessidade da importação do diesel. Isso é soberania energética”, disse o ministro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O MME afirma que a mudança vai movimentar mais de R$ 10 bilhões em investimentos e gerar mais de 50 mil empregos diretos e indiretos nas cadeias de soja e milho.

Lei do Combustível do Futuro

A implementação do E30 é um desdobramento da lei do Combustível do Futuro (14.993/24), e estabelece diretrizes para a descarbonização e modernização da matriz energética brasileira.

A legislação permite ampliar o limite de etanol na gasolina para até 35%, desde que comprovada a viabilidade técnica.

A adoção da nova mistura poderá reduzir em 1,7 milhão de toneladas a emissão de gases de efeito estufa por ano, o equivalente à retirada de 720 mil veículos das ruas anualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar