Governo Donald Trump suspende vistos para os EUA de 23 países que vão jogar a Copa do Mundo dentro de alguns meses
Quem pretende viajar para os Estados Unidos pode ter de adiar os planos, ao menos por ora. O governo de Donald Trump suspendeu a concessão de vistos para cidadãos de 75 países. A medida chama atenção porque, em menos de cinco meses, os EUA serão um dos palcos da Copa do Mundo de futebol, e 23 dessas nações barradas estão na lista do torneio.
De acordo com a Fox News, a suspensão começa a valer em 21 de janeiro e terá duração por tempo indeterminado, enquanto o Departamento de Estado revisa os critérios de triagem e avaliação dos solicitantes de visto.
A nova diretriz orienta os funcionários consulares a negarem vistos a candidatos considerados dependentes de benefícios públicos. Para isso, serão analisados fatores como condições de saúde, idade, proficiência em inglês, situação financeira e necessidades médicas de longo prazo.
“O Departamento usará sua autoridade de longa data para determinar se potenciais imigrantes são inelegíveis, evitando que estrangeiros venham a receber assistência pública nos Estados Unidos”, afirmou Tommy Piggott, porta-voz do Departamento de Estado.
SAIBA MAIS: O Money Times reuniu as recomendações de mais de 20 bancos e corretoras em um conteúdo gratuito e completo para você investir melhor; veja aqui.
Entre os 75 países afetados, 16 já estão classificados para a Copa do Mundo e outros 7 disputam a repescagem em busca de uma vaga no torneio. São eles:
- Brasil
- Argélia
- Uruguai
- Camarões
- Cabo Verde
- Costa do Marfim
- Colômbia
- Marrocos
- Haiti
- Egito
- Gana
- Tunísia
- Irã
- Jordânia
- Usbequistão
- Senegal
- Albânia (Repescagem)
- Bósnia (Repescagem)
- Kosovo (Repescagem)
- Macedônia do Norte (Repescagem)
- Jamaica (Repescagem)
- República Democrática do Congo (Repescagem)
- Iraque (Repescagem)
A Copa do Mundo será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México, sendo a primeira edição realizada de forma conjunta em três países.
Desde que Donald Trump assumiu a presidência, o Departamento de Estado já revogou mais de 100 mil vistos, incluindo cerca de 8 mil vistos de estudante e 2.500 vistos especializados, concedidos a pessoas com envolvimento em atividades criminosas investigadas pela polícia dos EUA.