Saúde

Governo e Fiocruz distribuirão 30 mil testes para novo coronavírus

02 mar 2020, 20:24 - atualizado em 02 mar 2020, 20:24
Coronavíris Saúde Medicina Médicos Vacinas
Todos os estados serão capacitados nas próximas duas semanas e dentro de 20 dias teremos todos os laboratórios centrais do Brasil  (Imagem: Unsplash/@cdc)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está produzindo um teste específico para diagnosticar a presença do novo coronavírus no organismo. A informação foi dada na tarde de hoje (2) no Ministério da Saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nas próximas duas semanas, 10 mil testes serão distribuídos em 14 estados espalhados pelo país. A ideia é acelerar o diagnóstico de maneira precisa em todo o país. No total a Fiocruz produzirá 30 mil testes.

Amazonas, Pará, Roraima, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão os primeiros a receber os testes. “Esses estados serão os primeiros a realizar os testes.

Todos os estados serão capacitados nas próximas duas semanas e dentro de 20 dias teremos todos os laboratórios centrais do Brasil realizando o teste específico para coronavírus”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira, em entrevista coletiva à imprensa.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, participou da entrevista coletiva no ministério.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nós vamos trabalhar nessas duas semanas, ao mesmo tempo na produção dos kits e também no treinamento de todos os laboratórios. Estamos trabalhando juntos com foco no diagnóstico”.

Nos últimos dias, o ministério descentralizou a gestão de dados de notificações de casos suspeitos, provocando um crescimento no número de suspeitas de coronavírus no país. Atualmente, são 433. Os dados são atualizados diariamente.

Confirmados

O Brasil continua com dois casos confirmados, ambos em São Paulo. São dois homens, um de 61 anos e o outro de 32 anos. Os dois voltaram de viagem à Itália e apresentaram febre e sintomas respiratórios.

Ambos estão em isolamento domiciliar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, o Brasil se encontra na fase de contenção da doença, é a fase que o país toma medidas para evitar que o vírus se espalhe entre a população. Ainda não existem evidências de circulação interna do vírus, uma vez que os dois casos confirmados vieram da Itália, onde quase 2 mil pessoas têm o vírus e outras 52 morreram.

Ainda que não haja circulação interna do vírus, os representantes do Ministério da Saúde têm enfatizado a importância da população tomar as medidas de prevenção.

O governo recomenda lavar as mãos com frequência e higienizá-las com álcool em gel, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e descartá-lo e também evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
agencia.brasil@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar