Aeroportos

Governo modela concessão de Santos Dumont para não ter efeito predatório sobre Galeão

14 dez 2021, 9:06 - atualizado em 14 dez 2021, 9:06
O governo pretende conceder Santos Dumont e o aeroporto paulistano de Congonhas no ano que vem, mas ainda precisa de análises e aprovações do Tribunal de Contas da União (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

O secretário executivo adjunto do Ministério de Infraestrutura, Felipe Queiroz, afirmou nesta segunda-feira que o modelo de concessão do aeroporto Santos Dumont está sendo idealizado de forma a não causar um efeito predatório ao terminal internacional do Galeão, também no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo pretende conceder Santos Dumont e o aeroporto paulistano de Congonhas no ano que vem, mas ainda precisa de análises e aprovações do Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo Queiroz, o governo espera obter a aval para publicar o edital do leilão até abril. “O Galeão tem enorme valor para Rio e para o país. É um ativo impressionante como pista e terminal. Temos muita sensibilidade e atenção a qualquer medida que possa degradar valor do Galeão”, disse ele a jornalistas em evento do Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (Ieja).

“Recebemos do setor político, comercial, e da concessionária do Galeão demanda de reavaliar a forma do leilão e eventualmente adotar medidas compensatórias”, acrescentou.

Uma das compensações em estudo para o Galeão, que fica na zona Norte do Rio de Janeiro, seria construir uma ligação via metrô ao Santos Dumont, que fica na região central da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O temor de muitos segmentos é que a concessão de Santos Dumont, seguida de eventuais permissões para voos mais longos e internacionais, poderia causar um esvaziamento do Galeão.

O Galeão foi concedido para a iniciativa privada em 2013, com um lance de 19 bilhões de reais de um consórcio que contou incluindo a Odebrecht, hoje Novonor, valor quatro vezes maior que o definido no edital. O contrato vai até 2039.

Atualmente, a concessionária RIOgaleão é controlada pela Changi Airports, de Cingapura, que tem 51%, enquanto a Infraero tem 49% restantes, segundo informações da companhia.

A concessionária investiu 2 bilhões de reais para levar a capacidade do aeroporto do Galeão para 37 milhões de passageiros por ano, mas com a instabilidade política e econômica do país e, posteriormente com a pandemia, o aeroporto opera bem abaixo do seu limite de capacidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A orientação do ministro (da Infraestrutura) Tarcísio de Freitas e do presidente Jair Bolsonaro é que se estude a questão de forma a não gerar desequilíbrios predatórios e ruinosos…ao mesmo tempo melhorando a qualidade do serviço do Santos Dumont, promovendo uma competitividade saudável”, disse Queiroz.

“Estamos em busca do ponto ótimo…a gente sabe que um contrato ruim hoje é um problema para 30 anos”, acrescentou.

Questionado se flexibilizações previstas para os voos em Santos Dumont podem ser reavaliadas, o secretário afirmou que “talvez esse seja um ponto central da discussão: não reduzir a oferta de infraestrutura e voos para Santos Dumont”, disse Queiroz.

“A ideia de quando se leva um ativo para concessão é aproveitar o máximo o valor que o ativo poder gerar, mas há medidas sendo estudadas”, acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar