BusinessTimes

Governo suíço estuda acabar com testes de Covid-19 gratuitos para quem não tomou vacina

11 ago 2021, 15:12 - atualizado em 11 ago 2021, 15:12
Teste Covid
A estratégia suíça tem se concentrado em testes repetitivos em escolas e empresas, bem como testes preventivos gratuitos (Imagem: Pixabay/analogicus)

O governo suíço planeja acabar com a maioria dos testes gratuitos de Covid-19 para pessoas que não foram vacinadas, agora que quase metade da população do país está imunizada contra a doença, informou o governo nesta quarta-feira.

“Para o governo, proteger as estruturas dos hospitais agora é a prioridade, não mais proteger a população não vacinada”, disse o governo, acrescentando que vai manter as restrições reduzidas à vida pública que adotou em junho, quando os novos casos estavam em queda.

Desde então os novos casos passaram a subir e chegaram a mais de 2.000 por dia. Mais de 730.000 pessoas na Suíça e no pequeno vizinho Liechtenstein tiveram infecções confirmadas, e cerca de 10.400 morreram da doença desde que a pandemia estourou no ano passado.

A estratégia suíça tem se concentrado em testes repetitivos em escolas e empresas, bem como testes preventivos gratuitos. O governo federal continuará a financiar exames em escolas, empresas e unidades de saúde.

Se os cantões concordarem, no entanto, os adultos não vacinados sem sintomas, a partir de 1º de outubro, terão que pagar por seus próprios testes de Covid-19 e não se qualificarão mais para cinco testes domiciliares gratuitos por mês. Eles também terão que pagar pelos testes necessários para entrar em alguns eventos.

reuters@moneytimes.com.br