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Grupo Pão de Açúcar irá investir no formato atacarejo em 2020

12 dez 2019, 11:02 - atualizado em 12 dez 2019, 11:12
Pão de Açúcar
As mudanças, que devem começar já no primeiro semestre do ano, também incluem o encerramento das atividades de outras dez lojas (Imagem: Reuters/Nacho Doce)

O Grupo Pão de Açúcar (PCAR4) realizou sua reunião anual com investidores e informou que tem como perspectiva para 2020 reduzir a sua base de hipermercados, que hoje está em 112. Com isso, a rede deve converter de 25 a 30 lojas Extra Hiper em formato atacarejo, como o Assaí.

As mudanças, que devem começar já no primeiro semestre do ano, também incluem o encerramento das atividades de outras dez lojas, que dão um resultado operacional negativo para a companhia de R$ 15 milhões.

A XP Investimentos avaliou a atitude como positiva para a marca, podendo ajudar a rentabilidade do segmento no ano seguinte. Sendo assim, a corretora continua a considerar o risco-retorno do Pão de Açúcar como atrativo, com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 105 por ação.

“Vemos o formato Atacarejo como o vencedor no varejo alimentar brasileiro em função de sua atratividade em termos de preço. Nos últimos cinco anos, o GPA passou por uma transformação que culminou no aumento significativo da sua exposição a esse segmento”, afirmou a XP.

Multivarejo

O Pão de Açúcar também está apostando no crescimento do formato multivarejo, que inclui supermercados, hipermercados e proximidades. De acordo com a XP, esse setor tem sido um fator preocupante para a marca há anos, mas é possível ficar otimista com as iniciativas.

“Acreditamos que as iniciativas implementadas para a recuperação do formato têm gerado resultados positivos. Dentre elas, destacamos: reestruturação da estratégia comercial para a marca Extra, conversão dos hipermercados em atacarejo, revitalização das lojas do Pão de Açúcar e remodelação do Mini Mercado Extra”, concluiu a corretora.

Jornalista | Analista de Marketing
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