Guerra Comercial

Inverno nuclear econômico: O recado de Bill Ackman a Trump diante de tarifaço

08 abr 2025, 16:26 - atualizado em 08 abr 2025, 16:26
Bill-Ackman-Bilionário
(Imagem: REUTERS/Christian Hartmann)

O bilionário Bill Ackman, CEO e fundador da Pershing Square, que havia declarado apoio a Donald Trump, criticou a implementação de tarifas globais abrangentes pelo presidente. Ackman considera a medida do Estados Unidos um “erro” que causou turbulência significativa nos mercados financeiros.

O empresário se juntou a outros bilionários do mercado financeiro, como Stanley Druckenmiller e Ray Dalio, que também expressaram publicamente suas preocupações em relação a essas políticas tarifárias.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

A principal crítica de Ackman reside no fato de que as tarifas, com uma taxa base de 10% sobre quase todas as importações, afetam diversos países simultaneamente, indo além de taxações que já existiam.

Além disso, o bilionário expressou preocupação com o momento da implementação das tarifas, argumentando que tentar negociar acordos comerciais em meio ao caos do mercado não é uma tática eficaz.

Ele alertou para as consequências negativas para a economia americana, prevendo um possível “inverno nuclear econômico” autoinfligido que prejudicaria a confiança nos EUA como parceiro comercial. Ackman também manifestou preocupação com o impacto nos consumidores de baixa renda.

Não só as tarifas, mas o bilionário também criticou a nomeação de Howard Lutnick como secretário de Comércio. De acordo com ele, há um conflito de interesses devido à exposição da empresa de Lutnick ao mercado de renda fixa, que poderia se beneficiar de uma crise econômica.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar