CryptoTimes

Hack em Solana (SOL): Culpado diz não haver ‘evidência conclusiva’ que o ligue ao ataque

11 ago 2022, 10:12 - atualizado em 11 ago 2022, 10:12
Solana
O fornecedor de carteiras de Solana disse que somente 1.444 de suas carteiras foram atingidas. (Imagem: Solana/Divulgação)

O fornecedor de carteiras de Solana (SOL), Slope Finance, disse não haver nenhuma “evidência conclusiva” que o ligue ao recente hack à rede, ocorrido devido a uma falha de segurança da carteira cripto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fornecedora disse ainda estar investigando o ataque, ocorrido em 2 de agosto, mas afirmou que auditores estão quase finalizando as conclusões.

Usuários da carteira cripto Slope – e de outras carteiras – foram vítimas de um ataque malicioso, que levou a um roubo superior a US$ 4 milhões em tokens SOL, pertencentes a mais de 9 mil endereços. Pesquisadores da Solana rastrearam a vulnerabilidade do hack às carteiras móveis de Slope.

Investigadores da empresa de segurança Otter também descobriram que o app da carteira Slope enviou as “seed phrases” dos usuários para um servidor centralizado, adquirido de uma empresa chamada Sentry.

“Seed phrase” (“frase semente”, em tradução livre) refere-se a uma série de 12 a 24 palavras simples, gerada pela carteira cripto, que dá acesso às criptomoedas presentes nela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora Slope tenha reconhecido que houve de fato uma vulnerabilidade, o fornecedor permanece cético de que tenha sido o culpado pelo hack.

Fornecedor de carteiras de Solana se defende

Segundo Slope, embora a falha na segurança tenha ocorrido, o número de endereços de carteiras afetadas excedeu o número de endereços de Slope que foram comprometidos.

Ainda, o fornecedor descobriu que 1.444 de seus endereços afetados foram drenados – uma quantidade bem menor que o número total de carteiras roubadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fornecedor de carteiras da Solana também afirmou que, apesar da vulnerabilidade, o acesso ao servidor – em que as informações das seed phrases foram armazenadas como texto legível – estava protegido por criptografia de ponta a ponta.

Esse servidor também tinha um protocolo de autenticação em três fatores, configurado para conceder acesso, consta no comunicado de Slope Finance.

Com base nesses motivos, o fornecedor de carteiras de Solana disse que “não há evidência conclusiva dos auditores que liguem a vulnerabilidade de Slope ao ataque”.

Slope disse que as investigações também não encontraram quaisquer problemas de segurança adicionais. O fornecedor de Solana disse que a mais recente versão da carteira Slope é segura para uso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, também disse que a falha na segurança na semana passada foi suficiente para colocar fundos de usuários em perigo.

“Isto não está nem perto do padrão de segurança que Slope se propôs a estabelecer e manter, e estamos lamentamos profundamente essas ocorrências. A segurança é primordial para nós, e a nossa base de usuários é tudo. Nunca deveríamos ter deixado isso acontecer”, consta no comunicado feito hoje (11).

Após o hack, Slope ofereceu uma recompensa de 10% aos hackers, caso eles devolvessem os fundos roubados.

Entre para o grupo do Crypto Times no Telegram!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você acessa as notícias do mundo cripto em tempo real e ainda pode participar das discussões da comunidade. Entre agora para o grupo do Crypto Times no Telegram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar