Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

“Hacker do bem” devolve US$ 7,5 mil em ether (ETH) que haviam sido roubados

24/07/2020 - 14:03
Há milhares de esquemas de fraude pela internet, então é raro que fundos sejam recuperados (Imagem: Freepik/macrovector)

Vítima de um esquema de fraude sofisticado conseguiu de volta US$ 16 mil equivalentes em ether (ETH) e decentr (DEC) graças a um “hacker do bem” (ou “white hat hacker”).

Segundo o Decrypt, o hacker interceptou os fundos após conseguir invadir a base de dados do esquema de fraude. Diferente das 350 vítimas do recente hack ao Twitter, os fundos foram devolvidos ao seu verdadeiro dono.

Não é a primeira vez que isso acontece: no início de julho, Harry Denley, diretor de segurança da empresa de análise em blockchain MyCrypto, observou uma variante de um esquema de phishing (roubo de informações).

Usavam interfaces que imitavam protocolos populares de finanças descentralizadas (DeFi), como Uniswap.

Assim, roubavam informações como chaves privadas e senhas alfanuméricas que davam acesso aos fundos das vítimas. Em seguida, para não levantar suspeitas, redirecionavam para a página do protocolo que a pessoa achou estar acessando.

Denley conseguiu recuperar os fundos porque a segurança de base de dados do esquema era fraca.

Em maio, ele também falou sobre oito outros esquemas de phishing que se passavam por carteiras cripto na loja do navegador Google Chrome. Até mesmo um podcaster de bitcoin, Eric Savic, foi vítima desse esquema que, infelizmente, não conseguiu recuperar seus fundos.

“Hackers do bem” ajudam a rede de criptoativos?

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 24/07/2020 - 14:03