Agenda do Dia

Haddad cai nas graças do mercado com revisão do rating do Brasil; veja o que movimenta a quinta (15)

15 jun 2023, 7:44 - atualizado em 15 jun 2023, 7:44
Fernando Haddad, Arcabouço fiscal, Apostas
Haddad afirma que revisão do rating é um passo importante e que o país vai retomar o grau de investimento. (Imagem: MF/Diogo Zacarias)

Ontem, a agência de classificação de risco S&P Global Ratings revisou a perspectiva de rating do Brasil de estável para positiva, reafirmando o rating “BB-”. Essa classificação positiva na nota de crédito brasileira não acontecia desde 2019.

Segundo a agência de classificação de risco, o país ganhou pontos após apresentar maior certeza sobre políticas fiscais e monetárias estáveis que podem beneficiar as atuais perspectivas de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Sobre o arcabouço fiscal, aprovado no mês do passado pela Câmara dos Deputados, a S&P diz que o novo texto será mais frouxo que teto de gastos, mas manterá gatilhos que levaram à melhora fiscal.

A notícia agradou não só o mercado, como também o governo. Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a revisão do rating é um passo importante e que o país vai retomar o grau de investimento.

“É importante que uma agência externa consiga observar esses avanços do Brasil. Tem muito trabalho a ser feito, esse é só o começo, mas penso que, se mantivermos o ritmo de trabalho, vamos conseguir atingir nossos objetivos”, disse Haddad.

Durante a declaração, Haddad agradeceu aos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD), pela colaboração com a equipe econômica. O ministro também agradeceu ao Supremo Tribunal Federal (STF).

  • GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!

Confira a agenda de Lula desta quinta-feira (15)

Horário Programação Local
8h Entrevistas para rádios Palácio da Alvorada
10h Reunião ministerial Palácio do Planalto

Economia

A tensão do mercado financeiro em relação aos Estados Unidos começa a se dissipar e as atenções vão, aos poucos se voltando para o Banco Central brasileiro. Ontem, o Fed optou pela manutenção da sua taxa de juros no patamar de 5% e 5,25%. No entanto, o banco central americano não descarta novas altas nas próximas reuniões. 

Enquanto não acontece a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), saem os dados de serviços por aqui, além dos indicadores norte-americanos de varejo e indústria

Confira a agenda econômica desta quinta-feira (15)

Horário País Indicador
06h Zona do Euro Balança comercial (abril)
09h Brasil Setor de serviços (abril)
09h15 Zona do Euro Decisão do BCE
09h30 EUA Vendas no varejo (maio)
10h15 EUA Produção industrial (maio)

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.