Helbor (HBOR3) e Trisul (TRIS3): Vendas caem no 2T25; veja os destaques

As construtoras Helbor (HBOR3) e Trisul (TRIS3) divulgaram suas prévias operacionais do segundo trimestre de 2025, ambas com um ponto em comum: queda nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
Helbor: queda nos lançamentos e nas vendas
A Helbor registrou um VGV (Valor Geral de Vendas) líquido de R$ 277 milhões no trimestre, queda de 2,3% em relação ao mesmo período de 2024.
O desempenho foi ainda mais fraco no segmento de lançamentos totais: R$ 212 milhões em VGV, recuo de 20% na base anual e 56% ante o primeiro trimestre.
Por outro lado, quando se considera só VGV de lançamentos da Helbor, houve melhora de 32,5%, para R$ 212 milhões.
O VSO (Velocidade de Vendas) ficou em 18%, com leve melhora de 1 ponto percentual no comparativo anual.
No 1º semestre de 2025, a companhia lançou quatro empreendimentos com VGV líquido total de R$ 703,5 milhões (51% participação da Helbor).
As vendas brutas totais somaram R$ 467 milhões no trimestre, recuo de 12,2%.
Já no acumulado do ano, as vendas brutas alcançaram R$ 1,08 bilhão, alta de 11,3% em relação ao 1º semestre de 2024.
Trisul: vendas em queda e banco de terrenos robusto
A Trisul também reportou queda no trimestre.
As vendas brutas somaram R$ 318 milhões, redução de 5,2% em relação ao 2T24. Já as vendas contratadas totalizaram R$ 284 milhões, recuo de 9,3%.
O número de unidades vendidas e o próprio VSO também registraram retração, reforçando a leitura de um trimestre mais fraco em ritmo de comercialização.
Por outro lado, a Trisul destacou a manutenção de banco de terrenos, com R$ 5,7 bilhões em VGV potencial, garantindo espaço para crescimento futuro.