Nyse

História indica que bolsa dos EUA pode ampliar ganho pós-eleição

05 nov 2020, 10:59 - atualizado em 05 nov 2020, 11:52
Eleições EUA
O resultado da eleição ainda é incerto. O candidato democrata Joe Biden está perto da vitória contra o presidente Donald Trump, cuja equipe iniciou batalhas legais para impedir a contagem de votos em pelo menos dois estados (Imagem: REUTERS/Mike Blake)

Dados históricos indicam que a valorização do mercado acionário dos Estados Unidos no dia seguinte às eleições é um bom presságio para mais ganhos nos próximos três meses.

O índice S&P 500 deu um salto de 2,2% na quarta-feira, o melhor desempenho no dia após a eleição presidencial nos EUA, segundo dados que remontam a 1932, de acordo com a Sundial Capital Research. O ganho médio do índice de referência nos três meses seguintes foi de 4,4%, segundo a análise.

“A boa reação inicial após a eleição foi um sinal muito bom”, disse em relatório Jason Goepfert, presidente da Sundial, acrescentando que esta foi a primeira vez que o S&P 500 subiu mais de 1,5% tanto no dia das eleições quanto na sessão seguinte.

O resultado da eleição ainda é incerto. O candidato democrata Joe Biden está perto da vitória contra o presidente Donald Trump, cuja equipe iniciou batalhas legais para impedir a contagem de votos em pelo menos dois estados.

O Senado deve ficar sob controle republicano, o que indica um escopo reduzido para novas medidas, como um grande estímulo, mas também uma menor probabilidade de aumento de impostos ou mais regulamentação – resultado que alguns investidores veem positivamente.

“Se o cenário Biden/Congresso dividido se materializar, os mercados devem ficar contentes”, disse Esty Dwek, responsável por estratégia de mercado global da Natixis Investment Managers. “Não teríamos o maior pacote fiscal, mas também não teríamos a preocupação com o aumento de impostos e regulação dos mercados.”

Ainda assim, os aspectos do rali das ações dos EUA na quarta-feira deram motivo para pensar, como uma corrida por nomes de tecnologia defensivos e o fato de o índice S&P 500 Equal Weighted – um indicador da movimentação média das ações – ter fechado com pouca variação.

Embora implicar que os retornos de prazo muito curto se estenderão no longo prazo seja “sempre questionável”, a forte correlação positiva entre o desempenho do S&P 500 no dia seguinte e ganhos ou perdas adicionais nos próximos três meses “deve dar um pouco de conforto aos ‘bulls’”, disse Goepfert sobre investidores que apostam na alta.

bloomberg@moneytimes.com.br