BusinessTimes

Home office: saiba como preservar a rotina do trabalho em casa

28 mar 2020, 16:20 - atualizado em 25 mar 2020, 15:23
homeoffice
Veja a lista de dicas da consultoria Luandre para fazer o trabalho render durante a quarentena (Imagem: Unsplash/@teddygraphics)

Boa parte das empresas adotou como medida preventiva contra o coronavírus o regime de trabalho remoto. Embora necessário, ficar confinado em casa tem se mostrado um obstáculo para muitos profissionais.

Foi pensando nisso que a consultoria de Recursos Humanos Luandre preparou uma lista de dicas para ajudar quem deseja fazer o trabalho render durante a quarentena. Confira:

Procure um espaço silencioso e confortável

Encontre um lugar em que possa acomodar bem suas ferramentas de trabalho. E caso tenha pessoas que habitem a mesma residência e podem servir de distração, fuja de lugares centrais da casa.

“O conselho é especialmente importante no caso de filhos que também estão em casa em razão do isolamento. O essencial é sinalizar para os pequenos que, embora perto, você está trabalhando. Ofereça atividades que possam entretê-los”, recomenda Angelina Vinci, Gerente de Unidade de RH da Luandre.

Não trabalhe de pijamas

Mesmo sob quarentena, a consultoria aconselha se arrumar como se fosse sair de casa – ou pelo menos trocar de roupa.

Nunca trabalhe deitado na cama

O profissional que trabalha deitado na cama não consegue exercer suas tarefas e nem dormir direito.

A Luandre cita uma pesquisa da Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos. Dados revelam que a luz da tela de eletrônicos tende a suprimir o hormônio do sono, a melatonina, e o hábito de trabalhar na cama pode desencadear ou piorar um quadro de insônia.

Fuja das más notícias

Não se alimente o dia inteiro de informações sobre o mundo, principalmente as que são repassadas por noticiários (Imagem: Pixabay)

É normal querer saber o que está se passando no mundo, ainda mais quando a televisão está tão perto de ser acessada. O melhor, no entanto, é não deixá-la ligada o dia todo, principalmente em noticiários.

“O conselho não é ficar alienado, mas definir horários para se informar, seja pela TV ou internet, para que o nervosismo não domine e desconcentre”, explica Angelina Vinci.

Equilíbrio é essencial

Tenha em mente que não está de férias só porque deixou o escritório, mas também não estenda seu horário porque pode continuar trabalhando por mais tempo. Segundo a Luandre, o equilíbrio é a chave neste momento.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.