Internacional

Hong Kong planeja testar professores para garantir maior lealdade à China

16 out 2021, 20:00 - atualizado em 16 out 2021, 16:57
Bandeiras Hong Kong China
O sistema educacional da cidade foi reformulado desde que o governo chinês culpou o que chamou de juventude insuficientemente patriótica de Hong Kong pelos protestos em massa de 2019 (Imagem: Reuters/Tyrone Siu)

Professores de Hong Kong podem ter que passar em um teste sobre a Lei de Segurança Nacional da cidade, segundo uma autoridade do governo, em meio à reforma do sistema educacional para fomentar maior lealdade à China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os exames colocariam os requisitos para professores da rede de ensino do governo em linha com os exigidos de funcionários públicos, disse o secretário de Educação, Kevin Yeung, em entrevista à Radio Television Hong Kong e divulgada na sexta-feira.

A cidade usou a lei imposta pelo governo de Pequim para deter mais de 150 pessoas sob acusações que podem levar à prisão perpétua e justificar uma onda de novas políticas em vários segmentos, desde isenção de impostos até censura de filmes.

“Temos que trabalhar na educação nacional, na educação para a segurança nacional e esperamos promover a identidade nacional dos alunos”, disse Yeung à emissora pública. “Os professores são os guias dos alunos, por isso esperamos que tenham um certo grau de compreensão da Lei Básica.”

O sistema educacional da cidade foi reformulado desde que o governo chinês culpou o que chamou de juventude insuficientemente patriótica de Hong Kong pelos protestos em massa de 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde então, mudanças no currículo escolar exigem que crianças de apenas 6 anos memorizem atos criminalizados pela lei, o Dia da Segurança Nacional foi lançado em escolas e professores foram aconselhados a denunciar crianças que infringem a lei.

Professores da rede pública já são examinados sobre a Lei Básica, a miniconstituição da cidade que garante liberdade de expressão e de reunião, direitos não protegidos na China continental. O novo teste pode ser implementado para professores em escolas e jardins de infância apoiados pelo governo, disse Yeung à RTHK.

Funcionários públicos serão testados sobre a vaga Lei de Segurança, que criminaliza a subversão, secessão, terrorismo e conluio com potências estrangeiras a partir de meados do próximo ano, segundo planos do governo apresentados ao legislativo municipal nesta semana e divulgados pela mídia local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar