BusinessTimes

Horizonte Minerals fecha contratos de US$ 135 mi para projeto de níquel no Pará

04 ago 2022, 13:47 - atualizado em 04 ago 2022, 13:47
Bateria em fábrica
No final do ano passado, a Horizonte obteve um pacote de financiamento no valor de 633 milhões de dólares para desenvolver o Araguaia (Imagem: REUTERS/Rebecca Cook /File Photo)

A mineradora britânica Horizonte Minerals anunciou nesta quinta-feira o fechamento de contratos que somam 135 milhões de dólares com fornecedores de equipamentos para o Projeto Araguaia, no Pará, enquanto a companhia avança com o empreendimento para tirar proveito de um mercado impulsionado pelo setor de baterias.

A construção na cidade de Conceição do Araguaia, que começou em maio, está em fase de terraplanagem.

A expectativa da empresa é que os equipamentos, que serão produzidos no exterior, comecem a chegar ao Pará em outubro, para que o projeto possa iniciar a produção em 2024.

“Os principais equipamentos já estão contratados, para que a gente tenha a primeira produção para o fim do primeiro trimestre de 2024, conforme previsto no cronograma”, disse o diretor de finanças da companhia, Tiago Miranda, em entrevista à Reuters.

O Araguaia produzirá ferroníquel para abastecer o mercado de aço inox. Da sua extração virá também o níquel, cuja principal destinação será o mercado de baterias.

A mina, que tem vida útil inicial prevista para 28 anos, produzirá até 14.500 toneladas por ano de níquel. Esse volume pode chegar a 29.000 toneladas, segundo a empresa, com a entrada em operação da linha 2, prevista para 2027.

A título de comparação, a Vale (VALE3), uma das gigantes globais do setor, projeta produzir até 190 mil toneladas de níquel em 2022, em todas as suas operações.

“Temos alguns estudos da Universidade Mackenzie que mostram a atual demanda mundial de níquel de 2,6 milhões toneladas/ano chegando a 4,2 milhões de toneladas em 2040. E a oferta não acompanhando essa demanda.

O projeto entra no mercado em um momento em que o mundo pede níquel”, disse Miranda.

A cifra de 135 milhões de dólares dos contratos com empresas fornecedoras de equipamentos representa cerca de 27% de todo o investimento previsto para o projeto, de 500 milhões de dólares.

Considerando-se os outros contratos já fechados de itens como insumos e serviços os investimentos acertados até agora chegam a quase 59% do total.

“Os contratos já totalizam 293 milhões de dólares, devidamente previstos em orçamento, e significam continuidade e impulso positivo na construção no Projeto Araguaia”, disse o CEO da Horizonte Minerals, Jeremy Martin, em nota.

Entre esses equipamentos estão, por exemplo, fornos e rotativos da dinamarquesa FLSmidth, equipamentos para britagem da finlandesa Metso Outotec, entre outros.

No final do ano passado, a Horizonte obteve um pacote de financiamento no valor de 633 milhões de dólares para desenvolver o Araguaia.

O capex do projeto é estimado em 500 milhões de dólares para a construção da linha 1, e o planejamento é usar os fundos adicionais para capital de giro e financiar a linha 2.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🏆Money Times é Top 8 em Investimentos!🏆

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!

reuters@moneytimes.com.br