BusinessTimes

Huawei tem queda de receita no 3º trimestre

29 out 2021, 9:47 - atualizado em 29 out 2021, 10:45
As restrições prejudicaram gravemente os negócios de celulares da Huawei (Imagem: REUTERS/Michele Tantussi)

A receita da Huawei Technologies caiu 38% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, com as sanções dos EUA prejudicando seus negócios de smartphones e novas áreas de crescimento potencial apenas no começo.

A gigante das telecomunicações chinesa registrou receita de 455,8 bilhões de yuanes (71,32 bilhões de dólares) nos primeiros três trimestres, uma queda de quase um terço em relação ao mesmo período do ano anterior, com uma margem de lucro de 10,2%.

A receita apenas no terceiro trimestre chegou a 135,4 bilhões de yuanes, com base nos cálculos da Reuters.

O desempenho foi “em linha com a previsão”, disse o presidente rotativo do conselho de administração, Guo Ping.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, colocou a Huawei em uma lista negra de exportação em 2019 e a impediu de acessar tecnologia essencial de origem norte-americana, impedindo sua capacidade de projetar seus próprios chips e fornecer componentes de fornecedores externos.

As restrições prejudicaram gravemente os negócios de celulares da Huawei.

Embora a Huawei não tenha discriminado seus números do terceiro trimestre por segmento de negócios, a empresa disse que o declínio pode ser atribuído principalmente a seus negócios de consumo.

A Huawei ocupou 8% da fatia de mercado de smartphones da China no terceiro trimestre, ante 30% no ano anterior, quando era a líder de mercado, de acordo com a Counterpoint Research.

A Huawei está procurando desenvolver novos fluxos de receita de crescimento, com negócios em nuvem e portas inteligentes, mineração e negócios de veículos elétricos inteligentes. Mas essas novas linhas levarão algum tempo para dar frutos, disseram os executivos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.