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Hypera vai extrair valor das marcas que já tem enquanto explora novas vias de crescimento

12 abr 2021, 20:13 - atualizado em 12 abr 2021, 20:13
Hypera HYPE3
A Hypera aumentará o capex para R$ 600 milhões neste ano (contra R$ 417 milhões em 2020) (Imagem: LinkedIn/Hypera)

A Hypera (HYPE3) deve seguir a tendência dos últimos anos e intensificar os investimentos em 2021, extraindo valor das marcas existentes enquanto explora novas avenidas de crescimento.

A companhia realizou na semana passada seu Investor Day. Focada em expandir a capacidade de produção, a companhia disse que aumentará o capex para R$ 600 milhões neste ano (contra R$ 417 milhões em 2020). Os planos da Hypera incluem a criação de uma planta para produção de um novo medicamento injetável, com conclusão prevista para o segundo trimestre de 2023, e a expansão do seu centro de distribuição até o terceiro trimestre de 2021.

Além disso, a companhia quer impulsionar a agenda de M&As (fusões e aquisições), principalmente em medicamentos OTC (isentos de prescrição) e cuidados primários, e expandir o mercado institucional para 7% das vendas nos próximos três a cinco anos.

A Hypera ainda conta com planos para implementar iniciativas digitais focadas no e-commerce B2C (Business to Consumer) e B2B (Business to Business).

O Safra, que participou do evento, reiterou sua visão positiva sobre a companhia. O banco relembrou as iniciativas da Hypera com foco na identificação e fomentação de startups por meio dos programas Hypera Hub e Hypera Ventures e destacou que a companhia mostrou uma boa gestão de custos na pandemia, aproveitando as restrições de deslocamento para digitalizar as vendas e os esforços de marketing.

Guidance

A Hypera divulgou o guidance para 2021. A empresa estima lucro líquido das operações continuadas perto de R$ 1,5 bilhão e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 2 bilhões. A receita projetada é de R$ 5,9 bilhões.

Pelas projeções do Safra, a Hypera deve registrar receita líquida de R$ 1,1 bilhão no primeiro trimestre do ano, impulsionada principalmente por vitaminas, suplementos, genéricos e crônicos.

A margem bruta, por outro lado, deve seguir comprimida devido ao câmbio e ao aumento dos preços de APIs (insumos farmacêuticos ativos). A capacidade da Hypera em reduzir seus custos compensará parcialmente a pressão no indicador, levando a uma margem Ebitda de 29,7% no período e Ebitda de R$ 335 milhões.

Em razão do pagamento das últimas aquisições, incluindo R$ 3,3 bilhões relacionados à Takeda, o Safra espera que o lucro da companhia caia na comparação ano a ano.

O banco manteve a recomendação de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado) para a ação da Hypera, com preço-alvo para o fim de 2021 de R$ 45.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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