Agenda

IBC-Br do Brasil e produção industrial dos EUA movimentam a agenda econômica desta sexta-feira (16)

16 out 2026, 6:30
bolsa, B3, day trade
(Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Na agenda econômica desta sexta-feira (16), o principal destaque no Brasil é a divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O indicador ajuda o mercado a calibrar as expectativas para o crescimento da economia brasileira e para os próximos passos da política monetária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, será divulgado o IPC-S da segunda quadrissemana de outubro, indicador de inflação calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

No exterior, as atenções se voltam para os Estados Unidos. O mercado acompanha os dados de produção industrial e utilização da capacidade, números importantes para avaliar o desempenho da economia americana em meio às discussões sobre a trajetória dos juros pelo Federal Reserve (Fed).

Ainda, serão divulgados os preços de importação e exportação e o índice de atividade do setor de serviços do Fed de Nova York.

Na Europa, os investidores monitoram a leitura final da inflação ao consumidor da Zona do Euro, além dos números da balança comercial do bloco. Os dados podem oferecer novas pistas sobre o cenário econômico da região e os próximos movimentos do Banco Central Europeu (BCE).

Agenda econômica desta sexta-feira (16)

HorárioIndicadorPaís
06h00Inflação final (CPI) e núcleoZona do euro
06h00Balança comercialZona do euro
08h00IPC-S (segunda quadrissemana de outubro)Brasil
09h00IBC-BrBrasil
09h30Preços de importação e exportaçãoEUA
09h30Atividade do setor de serviços do Fed de Nova YorkEUA
10h15Produção industrial e utilização da capacidadeEUA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Sob supervisão de Renan Sousa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista em formação pela Faculdade Cásper Líbero. Atualmente, estagia como redatora de notícias no Money Times e no Seu Dinheiro. Antes, trabalhou no site da Empiricus, onde cobriu empresas e investimentos.
Jornalista em formação pela Faculdade Cásper Líbero. Atualmente, estagia como redatora de notícias no Money Times e no Seu Dinheiro. Antes, trabalhou no site da Empiricus, onde cobriu empresas e investimentos.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar