Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ibope: Para 9 em cada 10 brasileiros, Amazônia é motivo de orgulho nacional

23/08/2019 - 14:48
Para 83%, Bolsonaro e o governo devem adotar uma política de “tolerância zero” contra o desmatamento ilegal na região (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

Nove em cada dez brasileiros concordam que a Amazônia é motivo de orgulho nacional, de acordo com dados apurados pelo Ibope Inteligência, a pedido do Avaaz.org. Desses, 68% concordam totalmente e 20% parcialmente.

O percentual dos que se dizem de acordo com a afirmação cresce conforme a escolaridade (86% entre quem tem Ensino Fundamental e 92% entre quem apresenta Ensino Superior) e a renda familiar mensal (81% entre a população com renda familiar de até um salário mínimo e 91% entre quem possui renda acima de cinco salários mínimos).

Apenas 9% dos entrevistados discordam total ou parcialmente da afirmação, enquanto 2% não sabem ou preferiram não responder à pergunta.

Motivos

Os brasileiros concordam total (91%) ou parcialmente (7%) que preservar a Amazônia é essencial para a sobrevivência dos animais selvagens. Outros defendem que a preservação da Amazônia é essencial para a saúde do meio ambiente no Brasil.

Boa parte da população concorda (94%) que preservar a Amazônia é importante para a identidade do país, sendo que 84% estão totalmente de acordo e 10% concordam em parte.

Outros aspectos destacados pelos entrevistados foram a saúde do meio ambiente do mundo e a importância da região para a economia brasileira, sendo que, para este último, 11% discordam total ou parcialmente.

Governo

Quase todos os entrevistados (96%) concordam totalmente ou em parte que “o presidente Jair Bolsonaro e o Governo Federal devem aumentar as medidas de fiscalização para impedir o desmatamento ilegal da Amazônia”.

Para 83%, Bolsonaro e o governo devem adotar uma política de “tolerância zero” contra o desmatamento ilegal na região. 8% concordam em parte e outra mesma parcela discorda.

Quando questionados se concordam com a frase de que “o Congresso Nacional deveria assumir mais responsabilidade para que o Brasil atinja o desmatamento ilegal zero na Amazônia”, 81% se mostraram totalmente de acordo, 8% parcialmente e 9% se dizem contra a afirmação.

Eleitores de Bolsonaro

A pesquisa do Ibope revelou que os eleitores do presidente possuem níveis de concordância similares aos dos brasileiros em geral. Foram constatadas apenas variações dentro da margem de erro de três pontos percentuais da pesquisa.

Metodologia

A pesquisa foi realizada por telefone entre 14 e 16 de agosto, considerando mil eleitores brasileiros com 16 anos ou mais.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: Amazônia, Brasil, Ibope, Meio Ambiente

Última atualização por Diana Cheng - 23/08/2019 - 14:48