Mercados

Ibovespa tem leve alta com tensão entre Brasil e EUA no radar; dólar cai a R$ 5,47

20 ago 2025, 17:27 - atualizado em 20 ago 2025, 17:32
acoes-ibovespa-swing-trade
O Ibovespa terminou em leve alta com a recuperação dos bancos em meio a avaliação dos efeitos da decisão do STF sobre leis estrangeiras (Imagem: Bigc Studio/ Canva Pro)

O Ibovespa (IBOV) tentou reverter o ‘tombo’ da véspera com leve recuperação das ações dos bancos, enquanto os investidores avaliaram a decisão sobre a vigência da Lei Magnitsky e um eventual aumento das tensões comerciais entre os Estados Unidos e o Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (20), o principal índice da bolsa brasileira terminou o pregão com leve alta de 0,17%, aos 134.666,46 pontos. 

Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,4729, com queda de 0,51%

No cenário doméstico, os investidores seguiram atentos aos possíveis desdobramentos da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinar que leis e decisões estrangeiras não podem afetar cidadãos, empresas ou bens no Brasil em relação a atos realizados no país.

Em entrevista à Reuters, Alexandre de Moraes, também ministro do STF, afirmou que tribunais brasileiros podem punir os bancos nacionais que bloquearem ou confiscarem ativos domésticos em resposta a ordens norte-americanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Moraes ainda disse que espera uma mudança de postura do presidente dos EUA, Donald Trump, para reverter as sanções impostas contra ele.

Altas e quedas no Ibovespa

As ações dos bancos, que recuaram mais de 3% na véspera, ensaiaram uma breve recuperação e deram um leve alívio ao Ibovespa (IBOV).

Ainda em reação à decisão do ministro do STF, Flávio Dino, a presidente do Banco do Brasil (BBAS3), Tarciana Medeiros, afirmou que a instituição segue a legislação brasileira, mas também obedece as leis dos mais de 20 países onde atua, ressaltando que o banco segue forte e robusto, em seminário  do Ministério da Fazenda sobre governança na gestão pública.

Os papéis BBAS3 terminaram a sessão com leve alta e figuraram como os mais negociados na B3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda entre os pesos-pesados do Ibovespa, Petrobras (PETR3; PETR4) fechou em tom positivo acompanhando a alta de mais de 1% do petróleo no mercado internacional.

A ponta positiva do índice foi liderada por GPA (PCAR3), em recuperação das perdas recentes, ainda com as mudanças no alto escalão da companhia no radar. Na semana passada, a varejista informou as renúncias de André Francez Nassar e Diego Xavier Mendes aos cargos de membro efetivo e membro suplente do Conselho Fiscal, respectivamente.

Azzas 2154 (AZZA3) encabeçou a ponta negativa do Ibovespa. Rumo (RAIL3) também foi um dos destaques entre as quedas após o Itaú BBA reduzir as projeções de resultados da companhia para 2025 e para 2026, diante da expectativa de maior pressão sobre as tarifas no frete ferroviário.

O banco também cortou a estimativa de Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) para 2025 em 2% e para 2026 em 4%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exterior 

Os índices de Wall Street fecharam sem direção única pelo terceiro dia consecutivo com nova pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano).

Trump pediu a renúncia da diretora do Fed, Lisa Cook, após ela ser acusada de fraude hipotecária.

Os investidores ainda repercutiram a ata da mais recente reunião do Fed. Na última reunião, o Comitê Federal do Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) manteve os juros inalterados na faixa de 4,25% a 4,50% ao ano em uma decisão não unânime: Christopher Waller e Michelle Bowman discordaram da maioria e votaram em um corte de 25 pontos-base nos juros.

No documento, o Fomc, entre outros destaques, afirmou que é improvável que as tarifas comerciais anunciadas por Trump tenham efeitos persistentes sobre a inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os investidores também ficaram à espera do Simpósio de Jackson Hole. O presidente do Fed, Jerome Powell, discursará no evento na próxima sexta-feira (22) e a expectativa é de que o chefe do BC dê pistas sobre os próximos passos da condução da política monetária.

Confira o fechamento dos índices de Wall Street:

  • Dow Jones: +0,04%, aos 44.938,31 pontos;
  • S&P 500: -0,24%, aos 6.395,78 pontos; 
  • Nasdaq: -0,67%, aos 21.172,85 pontos.

Na Ásia, os índices fecharam em alta, com exceção da bolsa do Japão após as exportações do país registrarem a maior queda mensal em cerca de quatro anos em julho. Entre os principais índices asiáticos, o Nikkei, do Japão, caiu 1,51%. O Hang Seng, de Hong Kong, teve avanço de 0,17%.

Na Europa, os mercados terminaram o pregão sem direção única com as negociações para um cessar-fogo entre a Rússia e Ucrânia no radar. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou com alta de 0,23%, aos 559,09 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar