Mercados

Ibovespa: 4 fatores que pesam sobre a Bolsa hoje

25 abr 2023, 15:28 - atualizado em 25 abr 2023, 15:28
B3-Ibovespa-Mercados-Ações
(Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa operava em queda nesta terça-feira (25) pressionado por:

  1. Exterior negativo;
  2. Recuo das ações de Vale (VALE3);
  3. Queda da Petrobras (PETR4);
  4. Juros; mercado monitora presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Por volta das 15h10, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 1,04%, aos 102,8 mil pontos.

O exterior cai após mais balanços corporativos e com agentes financeiros na expectativa por dados de atividade econômica e leitura de inflação ainda nesta semana. Indicadores devem ajustar expectativas dos investidores para os próximos movimentos do Federal Reserve (Fed).

O mercado precifica majoritariamente uma alta de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros pelo banco central norte-americano em reunião na semana que vem.

Já a Vale, que tem um grande peso sobre o Ibovespa, cai quase 3% diante da desvalorização recente do minério do ferro.  Os papéis de CSN (CSNA3) perdiam 3,49% e, de Gerdau (GGBR4), 3,66%.

A queda de cerca de 1% das ações de Petrobras em meio ao desempenho negativo do petróleo na sessão era mais um peso relevante à performance do índice.

Juros

O mercado monitora o Campos Neto porque na semana que vem tem decisão de taxa básica de juros, Selic. O presidente da autarquia falou mais cedo ao Senado. 

A autarquia mantém a Selic em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva critica o elevado patamar da taxa básica de juros e a questionar a autonomia do Banco Central.

*Com informações da Reuters

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.