Mercados

Ibovespa: A intenção dos tubarões do mercado em meio à possível queda dos juros

07 jul 2023, 16:58 - atualizado em 07 jul 2023, 17:01
B3, ações
Investidores estão mais otimistas com setores mais sensíveis às taxas de juros, disse a XP. (Imagem: Bloomberg)

51% dos tubarões do mercado, os investidores institucionais, expressaram a intenção de aumentar a exposição em ações da Bolsa no curto prazo, disse a XP Investimentos, que realizou uma pesquisa com 82 clientes institucionais.

Segundo a corretora, uma maioria significativa dos clientes que responderam à pesquisa (mais de 80%) acredita em uma possível valorização do Ibovespa em relação aos níveis atuais.

De acordo com a pesquisa, espera-se que o Ibovespa chegue ao redor de 125 mil pontos ao final de 2023, em comparação à estimativa da XP de 130 mil pontos e os 119 mil pontos atualmente.

“No geral, os investidores parecem relativamente otimistas em relação ao Brasil, impulsionados pelo bom desempenho das ações brasileiras e do real durante o primeiro semestre de 2023”, disse em relatório assinado por Fernando Ferreira e equipe.

Otimismo com setores da Bolsa

No relativo, os investidores estão mais otimistas com setores mais sensíveis às taxas de juros, como Imobiliário e Transporte, além de Utilidade Pública, disse a XP.

“Da mesma forma, fatores mais arriscados, como alto Momentum, alto Crescimento e Small Caps são os preferidos entre os participantes”.

Por outro lado, ponderou, há um sentimento mais pessimista entre os setores de Materiais Básicos, Alimentos e Bebidas e Telecomunicações.

A XP observa que os níveis de sentimento otimista atual e projeções para o Ibovespa não estão excessivamente altos. “Será interessante observar como as respostas dos clientes evoluem à medida que o ciclo de corte de juros se concretiza”, destacou.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
A Super Quarta vem aí!

Saiba o que esperar das decisões de juros no Brasil e nos EUA com o Giro do Mercado

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar