Coluna do Antonio Samad Jr

Ibovespa: A oportunidade que a volatilidade da Bolsa oferece aos traders

12 jan 2023, 15:29 - atualizado em 12 jan 2023, 15:29
Ibovespa
A própria movimentação do Ibovespa no primeiro dia do ano, quando sua queda foi acentuada, mostra como esse movimento é saudável. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

No dia 29 de dezembro de 2022, último dia de operação da B3 no ano que se encerrou, o Ibovespa fechou com queda de 0,46%, indo de 110.237 mil pontos para 109.735 pontos.

No primeiro dia útil de 2023, 2 de janeiro, novo recuo, desta vez bem maior, de 3,06%, caindo para 106.376. Voltou a subir a partir do dia 4 e, em 10 de janeiro o IBOV já havia recuperado suas perdas de início de ano, ao atingir 110.817 mil pontos. Acima, aliás, da pontuação de fechamento do ano passado.

É importante mostrar estes números por duas razões. A primeira para que os leitores mais leigos possam perceber que a volatilidade é normal na Bolsa de Valores.

Especialistas, meios de comunicação buscam sempre alguma razão mais profunda, muitas vezes de cunho político, para justificar o sobe e desce. Porém, independentemente de qualquer discurso ou ação, o mercado financeiro tem como característica a valorização e a desvalorização constantes dos papéis negociados.

Obviamente que certas palavras e determinadas ações de nossos governantes podem sim, influenciar para o bem ou para o mal.

Mas a volatilidade tende a ocorrer, mesmo que não haja nenhum fato novo. E é essa movimentação, aparentemente sem lógica, que proporciona bons ganhos para os traders. Desde que, antes de arriscarem invistam no próprio preparo, em conhecimento. Como eu disse, a movimentação parece não ter lógica, mas tem.

E é preciso ter muito entendimento para lucrar com a compra e venda de ações.

Aproveitando o momento como exemplo do que estou falando, no domingo, 8 de janeiro, houve o ataque ao centro do poder em Brasília.

Fato gravíssimo que poderia levar à fuga de investimentos. Mas não foi o que aconteceu. O processo de valorização da Bolsa teve início no dia 4 de janeiro e não sofreu nenhuma interrupção desde então, apesar de tudo o que aconteceu.

A verdade é que se não existisse volatilidade, ninguém ganharia. Imagine um trader ou qualquer outro investidor comprar uma determinada ação por R$ 20 hoje e, meses depois, ela continuar a custar os mesmos R$ 20. Como não é assim, é possível fazer dinheiro diariamente. Mas repito, desde que o trader esteja devidamente preparado.

A própria movimentação do Ibovespa no primeiro dia do ano, quando sua queda foi acentuada, mostra como esse movimento é saudável. No dia 2 de janeiro, o IBOV iniciou o dia aos 109.734 pontos e encerrou em 106.376.

No decorrer do dia, no entanto, o índice sofreu um sobe e desce constante. Seu patamar mais baixo foi 105.981. Ou seja, quem resolveu comprar quando ela estava em seu pior momento, ainda assim ganhou dinheiro porque ela voltou a subir um pouquinho antes de fechar.

Então, quem tem faro para o mercado, consegue lucrar diariamente. Perde também. Mas só perde muito quem não sabe negociar.

Quem conhece a lógica, faz lucro e para na hora certa deixando para voltar a arriscar no dia seguinte, sem ansiedade e com muita consciência. Bolsa não é jogo de azar como muitos podem acreditar. Mas pode se transformar em algo semelhante para aqueles que arriscam com base em intuição e não em conhecimento.

Há quem prefira investir no longo prazo. Nada contra. Mas, da mesma forma, é preciso saber como fazer.

Quem comprou o índice no ato da abertura em 29 de dezembro, quando ele estava em 110.237 pontos, viu despencar para 104.166 no dia 3 de janeiro e depois subir paulatinamente até chegar aos 110.817 pontos em 10 de janeiro.

Variação positiva de 0,53%. Isso pode se repetir ao longo do tempo.

Você investe, a bolsa sobe e desce constantemente e, dois ou três anos depois de idas e vindas você descobre que esperou tanto tempo por causa de uma valorização pífia. Pode ocorrer o contrário e valorizar muito? Sim, pode.

E exemplos não faltam. Mas nesse caso, além de muito conhecimento e decisões corretas é preciso ter muita paciência, esperar demais.

No mundo do day trade, a necessidade de conhecimento é igual, mas o tempo de espera é bem menor.

CEO da Axia Investing
Advogado com especialização em direito tributário. Atua no mercado financeiro desde 1999. Experiência de mais de 22 anos, já passou por grandes corretoras, onde atuou como sócio gestor de escritórios da Gradual, Walpires, XP e Terra Investimentos. É sócio e gestor da mesa proprietária Axia Investing.
Linkedin Site
Advogado com especialização em direito tributário. Atua no mercado financeiro desde 1999. Experiência de mais de 22 anos, já passou por grandes corretoras, onde atuou como sócio gestor de escritórios da Gradual, Walpires, XP e Terra Investimentos. É sócio e gestor da mesa proprietária Axia Investing.
Linkedin Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.