Mercados

Ibovespa volta a cair abaixo de 70 mil pontos com dados dos EUA reforçando temores

03 abr 2020, 12:39 - atualizado em 03 abr 2020, 12:40
Ibovespa Mercados
A taxa de desemprego nos EUA disparou de 3,5% para 4,4% e respingou na bolsa brasileira (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

O Ibovespa operava com tendência negativa nos primeiros negócios desta sexta-feira, enquanto agentes financeiros continuavam atentos a desdobramentos relacionados à pandemia do Covid-19, em particular os efeitos nas economias.

Às 12:39, o Ibovespa (IBOV) caía 4,17%, a 69.242,93 pontos.

Nos Estados Unidos, 701 mil vagas de trabalho foram cortadas em março, encerrando abruptamente um histórico de 113 meses seguidos de crescimento do emprego, à medida que ações rigorosas para controlar a pandemia de coronavírus prejudicam empresas e fábricas, praticamente confirmando uma recessão.

A taxa de desemprego disparou de 3,5% para 4,4%.

Na véspera, o Ibovespa fechou em alta de 1,81%, ajudado principalmente pela forte valorização das ações da Petrobras (PETR3PETR4), na esteira da disparada do petróleo no mercado externo.

Destaques

Usiminas (USIM5) perdia 9%, após anunciar na quinta-feira que vai parar dois alto fornos da siderúrgica em Ipatinga (MG), bem como parte de atividades de aciaria na cidade, além de conceder férias de 30 dias para funcionários da companhia na usina de Cubatão (SP).

Localiza (RENT3) caía 7,8%, retomando o viés negativo, após trégua na véspera, quando fechou em alta de mais de 10%. Os papéis têm refletido as preocupações com os volumes da empresa de frotas e aluguel de veículos em meio a medidas de restrições de circulação, ainda sem sinais de alívio.

Via Varejo (VVAR3) tinha queda de 6,4%, também afetada pelas medidas de confinamento, que fechou atividades consideradas não essenciais, entre elas o comércio de rua. B2W (BTOW3) caía 7% e Magazine Luiza (MGLU3) cedia 4,9%.

–  Petrobras (PETR4) subia 1% cada, após dispararem na véspera, com os preços do petróleo ainda em alta relevante.

Vale (VALE3) mostrava declínio de 2,55%. A Agência Nacional de Mineração (ANM) afirmou na quinta-feira que 47 barragens do país foram interditas por falta de declaração de estabilidade, e que a maior parte pertence à mineradora.

Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC4) recuavam 5,3% cada, tendo no radar projeto de lei no âmbito das medidas de combate ao coronavírus que prevê aumento da alíquota de Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos bancos para 50%. Banco do Brasil (BBAS3) perdia 5,5%.

Cogna (COGN3) subia 3,8%, entre as poucas altas do Ibovespa na sessão, após forte recuo na véspera. Yduqs (YDUQ3) avançava 1,9%

(Atualizada às 12h39 – Horário de Brasília)