Mercados

Ibovespa (IBOV) abre em queda nesta segunda-feira (13)

13 jun 2022, 10:06 - atualizado em 13 jun 2022, 10:09
Consumo EUA
Na sexta, os mercados acionários globais caíram depois que o índice de preços ao consumidor nos EUA registrou alta de 8,6%. (Imagem: REUTERS/Eduardo Munoz)

Ibovespa (IBOV) abriu esta segunda-feira (13) em queda por conta de preocupações com lockdowns na China e com o avanço da inflação nos Estados Unidos.

Por volta das 10h08, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 1,41%, aos 103,8 mil pontos, depois de na sexta ter registrado desvalorização de 1,51%, com perdas de 5,06% na semana.

O Ibovespa hoje segue o tom geral dos mercados, que indicam maior aversão ao risco: os futuros do S&P tinham perdas de 2,41% e o Stoxx 600 caía 2,25%.

Na Ásia, o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em queda de 1,17%, enquanto o índice de Xangai recuou 0,89%.

O que o mexe com o Ibovespa

Temores com a economia da China e dos EUA voltam a impactar o dólar e as Bolsas nesta segunda.

Autoridades em Pequim correram nesta segunda-feira para conter um surto de Covid, com milhões enfrentando testes obrigatórios e milhares sob lockdowns direcionados.

Xangai completou testes em massa para a maioria de seus 25 milhões de residentes no fim de semana.

Na sexta, os mercados acionários globais caíram depois que o índice de preços ao consumidor nos EUA registrou alta de 8,6% no mês passado, o maior aumento anual desde dezembro de 1981.

O Federal Reserve informa nova taxa de juros nesta semana – o temor dos investidores é de que o banco central norte-americano tenha de promover um aperto monetário mais prolongado.

*Com informações da Reuters

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.