Mercados

Ibovespa cai na abertura desta sexta-feira (10), com inflação nos EUA

10 jun 2022, 10:06 - atualizado em 10 jun 2022, 10:09
Ibovespa, Ações, Mercados, B3
Nos EUA, o índice de preços ao consumidor subiu 1,0% no mês passado. (Imagem: Tainá da Silva)

O Ibovespa abriu esta sexta-feira (10) em baixa, seguindo a cautela global com a divulgação dos dados de inflação nos Estados Unidos.

Por volta das 10h05, o principal índice da Bolsa brasileira tinha perda de 0,41%, aos 106,6 mil pontos. Na véspera, o Ibovespa caiu 1,18%, marcando o quinto pregão seguido em baixa. 

Nesta sexta, o mercados globais operam em baixa, com os futuros do S&P recuando 1,35% e o Stoxx 600 em queda de 1,75%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que mexe com os mercados hoje

Nos EUA, o índice de preços ao consumidor subiu 1,0% no mês passado, após avanço de 0,3% em abril, disse o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira.

Os dados da inflação ao consumidor nos EUA podem influenciar na decisão de política monetária do Federal Reserve na próxima semana.

Na Europa, o BCE confirmou sua intenção de subir a taxa básica de juros em 25 bps na próxima reunião em julho e revisou suas expectativas de crescimento para baixo (2,8%) e inflação para cima (6,8%) em 2022.

Na China, a inflação ao produtor (PPI) registrou 6,4% no acumulado anual de maio, em linha com as expectativas e apresentando uma forte desaceleração vs. os 8% reportados em abril.

A queda na inflação chinesa alimentou as expectativas por novos estímulos econômicos, conforme destaca a XP Investimentos.

*Com informações da Reuters

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.