Mercados

Ibovespa tem maior perda semanal deste setembro

29 nov 2024, 18:14 - atualizado em 29 nov 2024, 18:52
dólar ibovespa corte de gastos wall street morninh times
(Imagem: REUTERS/ Carla Carniel)

O Ibovespa fechou estável, pressionado pela repercussão negativa do mercado com o pacote fiscal anunciado na véspera. Além disso, o dólar a vista fechou o dia com alta de 0,17%, cotado a R$ 6,0012.

O índice, após uma tarde de oscilações, fechou em alta de 0,85%, a 125.667,83 pontos. Na semana, o Ibovespa acumulou uma perda de 2,46%, o pior desempenho semanal desde meados de setembro. Em novembro, apurou um declínio de 2,9%.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na última quarta-feira (27) o detalhamento do pacote de contenção de gastos.

As atenções do mercado continuaram completamente voltadas para o noticiário doméstico, reagindo ao duplo anúncio pelo governo na quarta-feira de um pacote de contenção de gastos e de uma reforma do Imposto de Renda.

O pacote fiscal, que era esperado pelo mercado, veio em linha com as expectativas, mas a reforma do IR, que amplia a faixa de isenção para quem ganha até 5 mil reais por mês, pegou os investidores de surpresa, levantando mais temores sobre o compromisso do Executivo com o ajuste das contas públicas.

O cenário somente mudou quando os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foram a público fazer sinalizações favoráveis ao pacote, tentando desvinculá-lo da proposta de isenção de IR.

“Qualquer outra iniciativa governamental que implique em renúncia de receitas será enfrentada apenas no ano que vem, e após análise cuidadosa e sobretudo realista de suas fontes de financiamento e efetivo impacto nas contas públicas. Uma coisa de cada vez. Responsabilidade fiscal é inegociável”, disse Lira em publicação no X.

Por sua vez, Pacheco afirmou que “a questão de isenção de IR, embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se (e somente se) tivermos condições fiscais para isso”.

Os comentários aparentemente coordenados de Lira e Pacheco fizeram o dólar virar para o território negativo, com parte do mercado aproveitando as declarações para vender moeda e embolsar os lucros recentes.

Hoje, Vale (VALE3) e a Petrobras (PETR3), papéis de maior peso no Ibovespa, fecharam com altas de 2,17% e 2,08%, com um empurrão da valorização das commodities. Contudo, segundo Christian Iarussi, especialista em mercado de capitais e sócio da The Hill Capital, as altas não são suficientes para afastar o clima de cautela.

“Apesar da recuperação intradiária, o mercado continua em alerta”, afirmou Iarussi. “A mensagem é clara: sem um plano fiscal concreto e crível, a volatilidade deve seguir marcando presença no pregão brasileiro”.

As altas e baixas do Ibovespa

Entre as altas do pregão desta sexta, a Cosan (CSAN3), Ultrapar (UGPA3) e Braskem (BRKM5) se destacaram com altas de 5,38%, 4,97% e 5,90% respectivamente. Apesar de acumularem uma queda de 15% no mês, a reversão nos juros futuros ajudou a melhorar o sentimento do mercado e a valorizar esses ativos.

Na ponta negativa, os setores mais sensíveis, como consumo alimento e educação, operaram no negativo. Liderando as quedas no índice, Localiza (RENT3), Yduqs (YDUQ3) e Assaí (ASAI3) fecharam em -3,64%, -1,49% e -2,51%.

Com Reuters

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar