Mercados

Ibovespa: Contestação das eleições derruba Bolsa

22 nov 2022, 17:05 - atualizado em 22 nov 2022, 17:19
Jair Bolsonaro PL
Desde a implantação das urnas eletrônicas, em 1996, nunca houve registro de fraude nas eleições. (Imagem: Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV), que já operava em baixa nesta terça-feira (22), aprofundou a queda após a notícia de que a coligação do presidente Jair Bolsonaro ingressou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo uma verificação extraordinária da eleição de 2022.

Por volta das 17h, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 1,53%, aos 108,0 mil pontos, na contramão das principais praças acionárias globais.

O desempenho negativo do Ibovespa era puxado por grandes bancos, varejistas e Petrobras (PETR4), que caía após um relatório do UBS BB rebaixar a recomendação da companhia para “venda”.

gráfico mostra variação do ibovespa em 22 11 2022

Questionamento do resultado

A coligação do presidente usa como base um relatório que aponta suposto mau funcionamento das urnas eletrônicas.

De acordo com a representação, obtida pela Reuters, uma auditoria solicitada pelo PL, partido de Bolsonaro, teria encontrado “evidências contundentes do mau funcionamento de urnas eletrônicas”.

Bolsonaro fez diversos ataques às urnas eletrônicas durante a campanha, na qual foi derrotado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, apesar de especialistas e de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terem demonstrado que as urnas são seguras.

Desde a implantação das urnas eletrônicas, em 1996, nunca houve registro de fraude nas eleições.

Em entrevista coletiva após a apresentação da ação, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse que o relatório não expressa a opinião do partido, mas é o resultado de estudo elaborado por especialistas.

*Com informações da Reuters

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.