Comprar ou vender?

Ibovespa está perto de iniciar rali rumo à máxima pontuação do ano, dizem 3 analistas

07 nov 2023, 18:23 - atualizado em 07 nov 2023, 18:25
Ibovespa hoje rali fim de ano alta ganhos lucros 2023 ações investimentos renda variável otimismo federal reserve
Vem, rali: Ibovespa ganhou força nos últimos dias, após a última reunião do Federal Reserve (Imagem: REUTERS/ Sarah Silbiger)

O Ibovespa está bem perto de romper a resistência que o colocaria no caminho da pontuação máxima de 2023, num típico rali de fim de ano. Esta é a avaliação dos analistas gráficos da Ágora Investimentos, Itaú BBA e XP Investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na análise gráfica, resistência é um ponto da curva em que o índice pode ganhar força para buscar altas maiores, caso a ultrapasse, ou esgotar sua tendência de alta e andar de lado ou, pior ainda, voltar a cair, caso a respeite.

Para fechar o ano cravando sua maior pontuação, o principal índice da Bolsa brasileira já deu o primeiro passo, ao superar a região dos 118.380 pontos, considerada a primeira resistência a ser batida. Esse patamar é a média entre os 118.000 pontos sugeridos pela Ágora, e os 118.760 pontos indicados pela XP. O Itaú BBA não forneceu um dado equivalente.

  • Vale a pena ter as ações de uma das maiores pagadoras de dividendos do ano? Veja a recomendação do analista Fernando Ferrer no Giro do Mercado desta terça-feira (7), é só clicar aqui:

Ontem (6), o Ibovespa fechou em alta de 0,23%, aos 118.431 pontos, acima da marca da Ágora e próximo do teto da XP. Nesta terça (7), o índice manteve o fôlego e recuperou os 119 mil pontos, fechando em alta de 0,69%, no 119.249 pontos, segundo dados preliminares.

Ibovespa aponta para rali de fim de ano

Nesse patamar, o índice se aproxima da próxima região de resistência, cuja média das três casas é 119.593 pontos. Das três, a mais otimista é a Ágora, com seus 119.200 pontos. Mais conservadores, o Itaú BBA assinala 119.800, e a XP, 199.780 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora divirjam ligeiramente sobre onde essa resistência se encontra, as três equipes de grafistas são unânimes em afirmar que, uma vez superada, estará aberto o caminho para que o Ibovespa busque a máxima do ano. Até agora, essa marca pertenceu ao fechamento de 26 de julho, quando cravou 122.560 pontos. Os analistas afirmam que é possível, inclusive, supor que esse embalo leve a Bolsa para os 123 mil pontos.

Casa Fechamento 1ª resistência % alta potencial 2ª resistência % alta potencial
Ágora 118.431 118.000 -0,36 119.200 0,65
Itaú BBA 118.431 n.d. n.d. 119.800 1,16
XP Investimentos 118.431 118.760 0,28 119.780 1,14
Média 118.431 118.380 -0,04 119.593 0,98

Segundo Fábio Perina, Lucas Piza e Igor Caixeta, que compõem o time de grafistas do Itaú BBA, uma parte da alta recente deve-se à “percepção de melhora no mercado de ações, após a reunião sobre a taxa básica de juros nos EUA na última quarta-feira.

O trio acrescenta que “a continuidade desse movimento de recuperação poderá resgatar a possibilidade do distante, até então, rali de fim de ano.”

Em relação ao Brasil, o Itaú BBA explica que “o Ibovespa conseguiu sair da tendência de baixa, mas ainda faltam alguns índices setoriais também confirmarem essa despedida de curto prazo.” Apesar da ressalva, o banco sublinha que ainda enxerga “um cenário altista” para a Bolsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
marcio.juliboni@moneytimes.com.br
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar