Mercados

Ibovespa: Fala de Lula empurra Bolsa para baixo; juros futuros aceleram ganhos

27 out 2023, 14:38 - atualizado em 27 out 2023, 14:42
Lula Ibovespa
De acordo com o presidente, um eventual rombo de 0,25% ou 0,50% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 não é “nada, praticamente nada”. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Ibovespa (IBOV), que passava o dia sem direção definida, firmou queda após o presidente Lula dizer que a meta fiscal para 2024 não precisa ser zero e que “dificilmente” o governo alcançará esse resultado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta das 14h25, o principal índice da Bolsa recuava 0,92%, aos 113,7 mil pontos, depois de chegar a cair pouco mais de 1% na mínima do dia.

No mercado de juros futuros, o DI para janeiro de 2026 acelerou os ganhos após os comentários de Lula e marcou 10,66%, ante o ajuste de 10,578% da sessão anterior.

O Ibovespa acompanhava também o movimento do mercado acionário norte-americano, onde o S&P 500 atingiu a mínima do dia neste começo de tarde, com os negócios nos Estados Unidos ainda influenciados por balanços e dados de inflação.

O que impactou o Ibovespa

Em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, Lula afirmou que entende a disposição do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mas fez uma série de ponderações em relação à meta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Tudo que a gente puder fazer para cumprir a meta fiscal a gente vai fazer. O que eu posso dizer é que ela não precisa ser zero, a gente não precisa disso. Eu não vou estabelecer uma meta fiscal que me obrigue a começar o ano fazendo corte de bilhões nas obras que são prioritárias para este país”, disse.

De acordo com o presidente, um eventual rombo de 0,25% ou 0,50% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 não é “nada, praticamente nada”.

“Muitas vezes o mercado é ganancioso demais e fica cobrando uma meta que eles sabem que não vai ser cumprida”, afirmou. “Nós vamos tomar a decisão correta e vamos fazer aquilo que vai ser melhor para o Brasil.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.