Mercados

Ibovespa fecha em alta com pauta mista de balanços, mas acumula perda na semana

14 ago 2020, 17:16 - atualizado em 19 ago 2020, 22:27
Ibovespa
A fraqueza de Wall Street no final da tarde ajudou a afastar o Ibovespa das máximas do dia (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

O Ibovespa terminou a sexta-feira no azul, mas acumulando perda na semana, marcada por uma bateria de resultados corporativos e desconforto com o cenário fiscal do país, enquanto, no exterior, não houve avanço sobre medidas de estímulos à economia norte-amerincana afetada pela pandemia de Covid-19.

A safra de balanços trouxe lucros bilionários de JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3) no segundo trimestre, assim como desempenho considerado positivo de empresas de ecommerce como Via Varejo (VVAR4) e B2W (BTOW3), mas também reiterou o efeito da crise desencadeada pelo coronavírus em shoppings, com brMalls (BRML3), e nas companhias aéreas, com Azul.

Na próxima semana, os desempenhos trimestrais de empresas como Magazine Luiza (MGLU3) (dia 17) e Cogna (dia 20) devem ocupar as atenções, assim como a movimentação de ofertas de ações, que segue intensa no mercado brasileiro.

Ao mesmo tempo, uma debandada no ministério da Economia e declarações divergentes sobre o teto fiscal dadas pelo presidente Jair Bolsonaro trouxeram apreensão sobre a solidez do discurso favorável a reformas, privatização e controle de gastos adotado pelo ministro Paulo Guedes.

No exterior, em meio a dados que continuaram mostrando alguma desaceleração no ritmo de recuperação das economias, os EUA voltaram a encerrar a semana sem um desfecho nas negociações quanto a um novo pacote de estímulos fiscais – possibilidade que vinha respondendo por relevante suporte em Wall Street.

Nesta sexta-feira, o Ibovespa fechou em alta de 0,89%, a 101.353,45 pontos, que não evitou uma perda semanal de 1,38% e recuo no mês de 1,51%. O volume negociado no pregão nesta sexta-feira somou 28,59 bilhões de reais.

No ano, o declínio do Ibovespa alcança 12,36%. Das mínimas de março, porém, o índice contabiliza alta de 64%.

Veja maiores altas do Ibovespa no dia em; e maiores quedas em.

O índice Small Caps subiu 0,98%, a 2.431,75 pontos, na sessão, com perda de 1,04% na semana e de 1,39% no mês; e baixa de 14,40% no acumulado de 2020.

“Foi uma semana de realização. As compras parecem ainda mais concentradas em investidores individuais que têm uma limitação nas suas compras e convicções menos fortes do que investidores estrangeiros, que só vêm saindo da bolsa brasileira ao longo do ano de 2020, e dos institucionais”, observou Eduardo Levy, diretor de Investimentos da Kilima Gestão de Recursos.

“A nossa expectativa é de um mercado relativamente menos volátil, mas com alguma realização (de lucros) contínua ao longo das próximas semanas”, acrescentou.

Notícias de Ações em Destaque na Semana:

Alerta da CVM ilustra correria de cias para IPO

Sequoia vai se listar na B3

Elfa vai listar ações na B3

StoneCo precifica oferta a US$47,50 por papel

Méliuz contrata bancos para IPO, dizem fontes

Caixa Seguridade retoma pedido para IPO

IPO da construtora Lavvi pode girar R$1,6 bi

Oceana Offshore pede registro de IPO

Via Varejo entra no MSCI Global Standard

CVM libera BDRs de brasileiras no exterior

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaques do Ibovespa do Acumulado do Mês:

Klabin (KLBN11) mostra alta de 21,73% em agosto, ainda embalada pelo forte resultado operacional no segundo trimestre, melhor Ebitda ajustado trimestral da história da fabricante de papel e celulose.

Na sequência, Suzano (SUZB3) acumula elevação de 20,21%, também amparada por desempenho forte de sua operação de abril a junho, com alta de 35% no Ebitda ajustado, que alcançou 4,2 bilhões de reais.

Csn (CSNA3) avança 11,67%, tendo no horizonte um mercado de aço favorável, com perspectiva de reajuste de preços entre agosto e setembro para indústria e distribuidores.

No setor, Usiminas (USIM5) sobe 8% e Gerdau (GGBR4) valoriza-se 3,09%.

Azul (AZUL) contabiliza um acréscimo de 10,73%, apesar do prejuízo bilionário no segundo trimestre.

A empresa anunciou retomada de parte de suas operações e renegociações para aliviar pressões financeiras, incluindo acordos de novo perfil de pagamento a arrendadores e para adiamento de recebimento várias novas aeronaves.

Cogna (COGN3)  recua 13,16%, ainda sofrendo com ajustes após forte valorização no mês passado e ainda sofrendo com a estreia fraca da sua subsidiária Vasta na bolsa norte-americana Nasdaq. Parte do avanço recente de Cogna esteve associada a expectativas para o IPO.

Cyrela (CYRE3) acumula queda de 11,16%, tendo de pano de fundo recuo de 40% no lucro líquido no segundo trimestre sobre o desempenho de um ano antes, com a receita encolhendo 10,4%, em meio a declínios de 76% nos lançamentos e de 57% nas vendas contratadas. A companhia, contudo, avalia que a performance mais recente de vendas dá confiança de que setor de construção civil seguirá se recuperando nos próximos trimestres.

Ccr (CCRO3) perde 9,76%, com resultados do segundo trimestre mostrando prejuízo em razão da queda de tráfego de rodovias, aeroportos e outros modais de mobilidade urbana sob sua concessão diante das medidas de isolamento social tomadas para conter a pandemia do coronavírus. A companhia também sinalizou nesta semana entrar em novas áreas de negócios, entre elas saneamento.

DESTAQUES DO SMALL CAPS NO ACUMULADO DO MÊS:

Linx (LINX3) acumula alta de 36,25%, em meio a uma potencial disputa pela produtora de software para o varejo, com STONECO anunciando acordo vinculante com a empresa na última terça-feira, mas que foi seguido por proposta da TOTVS nesta sexta-feira. O acordo com a StoneCo prevê multa de 605 milhões de reais se a Linx realizar uma operação concorrente envolvendo uma oferta melhor de terceiro.

São Martinho (SMTO3) valoriza-se 15,96%, com a pauta da semana mostrando que a fabricante de açúcar e etanol obteve lucro líquido de 115,7 milhões de reais no primeiro trimestre da safra 2020/21, avanço de 26,5% ante igual período do ano anterior, em momento em que as usinas brasileiras têm direcionado o foco para a fabricação do adoçante.

O Ebitda cresceu 41,1%, para 491 milhões de reais nos três meses até junho.

Light (LIGT3) recua 15,98%, tendo de pano de fundo resultado trimestral com prejuízo, afetada pela queda de receitas, uma vez que distribuidoras de energia têm sofrido fortes impactos com a pandemia, que reduziu o consumo de energia e aumentou a inadimplência.

Mills (MILS3) mostra declínio de 9,40%, também corrigindo parte da alta de julho, com balanço nesta semana mostrando queda discreta na receita no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o Ebitda ajustado cresceu 6,7%, para 20,6 milhões de reais.

Veja o comportamento dos principais índices setoriais na B3 no acumulado do mês:

– Índice financeiro: -4,87%

– Índice de consumo: -1,39%

– Índice de Energia Elétrica: -5,76%

– Índice de materiais básicos: +8,24%

– Índice do setor industrial: +4,03%

– Índice imobiliário: -2,42%

– Índice de utilidade pública: -5,98%

reuters@moneytimes.com.br