Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa fecha em alta com recuperação global após tombo por ômicron

29/11/2021 - 18:19
Ibovespa
O Ibovespa caiu 0,58%, a 102.814,03 pontos, ainda bem abaixo do fechamento de quinta-feira, aos 105.811,25 pontos (Imagem: Reuters/Rahel Patrasso)

O Ibovespa (IBOV) subiu nesta segunda-feira, fechando longe das máximas de mais cedo, em meio à recuperação dos mercados globais após temores sobre a variante ômicron do coronavírus na última sessão.

Notícias sobre a situação fiscal do país também movimentaram o pregão, com o mercado atento à PEC dos Precatórios, esperada para ser votada na terça-feira em comissão no Senado.

A alta do Ibovespa foi puxada, novamente, por Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3).

O Ibovespa caiu 0,58%, a 102.814,03 pontos, ainda bem abaixo do fechamento de quinta-feira, aos 105.811,25 pontos, antes da nova variante atingir os mercados em cheio. O volume financeiro foi de 24,6 bilhões de reais.

O principal índice acionário da bolsa brasileira abriu em alta firme e logo nas primeiras horas de pregão marcou a máxima da sessão, a 104.148,72 pontos, mas notícia de que o governo federal não descarta optar pelo Orçamento de Guerra ajudou a tirar fôlego do índice no meio do dia.

À tarde, o discurso do presidente dos EUA, Joe Biden, deu novo suporte para a bolsa, que voltou a perder algum terreno na última hora de negociação.

Biden disse que os EUA estão preparados para lidar com a nova variante e prometeu acelerar o desenvolvimento de vacinas para combatê-la se necessário. As bolsas norte-americanas fecharam em alta firme impulsionadas pela declaração.

Empresas produtoras de vacinas informaram que estão trabalhando em produtos que visam especificamente a ômicron ainda não se sabe se ela é capaz de diminuir a efetividade das vacinas atuais e, caso sim, o quanto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ômicron deve se espalhar internacionalmente e representa um risco muito alto de surtos com potenciais “consequências graves” em alguns lugares. A variante, designada como “de preocupação” pela OMS, vem sendo identificada em diversos países, mas ainda não há registro de casos no Brasil.

No fronte local, a fala do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de que a PEC dos Precatórios pode ser analisada em plenário na quinta-feira foi bem vista pelo mercado. Antes, precisa ser aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa, em votação esperada para terça-feira.

“A leitura do mercado é de que a chance de aprovação da PEC dos Precatórios vem aumentando”, disse Roberto Motta, da Genial Investimentos.

A perspectiva de aprovação da PEC, que abre espaço para financiar o Auxílio Brasil de 400 reais, ajudou a afastar temores do mercado de potenciais planos alternativos para bancar o programa. A Reuters publicou mais cedo que o governo não descarta a possibilidade de ter que lançar mão do “Orçamento de Guerra” mais uma vez para pagar o auxílio, citando uma fonte com conhecimento das negociações. O Ibovespa chegou a reduzir alta logo após a notícia.

O secretário do Tesouro, Paulo Valle, reiterou nesta segunda-feira que a aposta da equipe econômica é de aprovação da PEC, afirmando que não há plano B para viabilizar a investida.

A sessão também teve uma série de dados econômicos. Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu abaixo da expectativa do mercado em novembro e ajudou a aliviar curva de juros futuros.

Do outro lado, pesquisa semanal Focus do Banco Central mostrou que o mercado passou a ver inflação no teto da meta em 2022, a 5,0%. Completou a agenda a divulgação de superávit primário em linha com o esperado em outubro.

Destaques

Petrobras (PETR4) subiu 3,5% e avançou 3,4%. Os preços do petróleo retomaram alta, mas devolveram parte dos ganhos ao longo do dia.

A estatal apresentou na semana passada novo plano estratégico para os próximos quatro anos, com uma revisão na política de dividendos que agradou analistas.

Vale (VALE3) subiu 1,3%, na esteira da retomada dos preços do minério de ferro. Além disso, a mineradora anunciou que projeta produzir entre 320 milhões e 335 milhões de toneladas de minério de ferro em 2022, indicando um aumento de produção ante 2021 na melhor das hipóteses, de acordo com estimativas divulgadas nesta segunda-feira durante o evento com investidores em Nova York.

Azul (AZUL4) subiu 0,8%, após marcar a maior queda desde abril de 2020 na sexta-feira. A alta vem depois da companhia aérea confirmar que fez uma proposta para adquirir a concorrente Latam, mas que desistiu do negócio.

GOL (GOOL4) subiu 3,5%, Embraer (EMBR3) teve alta de 2,5%, enquanto CVC (CVCB3) não segurou os ganhos da abertura e caiu 2,7%.

Os papéis dessas companhias desabaram na última sessão, dado que elas pertencem a setores mais sensíveis a potenciais novas medidas de isolamento social.

Getnet (GETT11) disparou 11,2%, liderando alta em percentual do Ibovespa.

Locaweb (LSAW3) subiu 6,8% e Inter (BIDI11) avançou 4,5%. GetNet e Locaweb estão entre as ações do Ibovespa de pior desempenho no mês.

Magazine Luiza (MGLU3) caiu 0,25%, enquanto Americanas (AMER3) avançou 3,3% e VIA (VIIA3)  subiu 3%, na sequência de final de semana da Black Friday.

Braskem (BRKM5) subiu 3,7%, depois que o jornal O Estado de São Paulo afirmou que a Petrobras deve começar a vender fatia na petroquímica no primeiro trimestre do ano que vem, sem citar fontes.

A Petrobras reafirmou que busca a venda integral de sua fatia na Braskem, mas que não há qualquer definição ou decisão incluindo prazo para eventual transação.

B3 (B3SA3) caiu 2,4%, maior contribuição negativa para o índice.

Analistas do JPMorgan incluindo Domingos Falavina revisaram o modelo para empresa, cortando preço-alvo de 19 reais para 16 reais.

Última atualização por André Luiz - 29/11/2021 - 19:12

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web