Mercados

Ibovespa fecha em alta puxado por dados nos EUA, mas cai 0,7% nesta semana; confira o fechamento desta sexta (4)

04 out 2024, 17:14 - atualizado em 04 out 2024, 17:42
ibovespa-ibov-acoes-fechamento
(Imagem: Money Times)

O Ibovespa operou estável, com leve alta, nesta sexta (4), com a divulgação do Payroll e desafios ligados às condições fiscais e ao cenário de juros no Brasil.

O índice fechou em alta de 0,09%, a 131.791,55 pontos, acumulando uma queda de 0,7% na semana.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado

De acordo com Christian Iarussi, especialista em mercado de capitais e sócio da The Hill Capital, o relatório de empregos dos EUA foi o principal motor do mercado. O dado superou a expectativa do mercado com a criação de 254 mil empregos em setembro, empurrando Wall Street para cima.

“Esse dado reforçou a visão de que o Federal Reserve será menos agressivo nos cortes de juros”, afirmou. Apesar disso, Iarussi ressaltou que o impacto acabou sendo limitado, devido à cautela em torno dos riscos econômicos.

Embora o cenário externo tenha ajudado a bolsa brasileira, o especialista destacou que o Ibovespa não conseguiu acompanhar o movimento de alta devido a questões locais.

“A falta de entrada significativa de capital externo e a incerteza sobre a política monetária local mantêm o índice sob pressão”, explica.

Além disso, o fraco desempenho de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) também pesaram o índice durante o pregão.

As altas e baixas do Ibovespa

A Yduqs (YDUQ3) disparou 8,54%, em um movimento de recuperação após um desempenho fraco dos últimos meses. Nos últimos 30 dias, a ação acumula uma baixa de 2,57% e, no ano, uma queda de 55%.

“Essa recuperação é uma resposta aos desafios enfrentados pelo setor de educação”, afirmou Iarussi.

Além disso, a Localiza (RENT3) também se destacou na sessão de hoje, fechando em alta de 3,46%. A companhia subiu após a Agência Moody’s elevar sua classificação de crédito de ‘Ba2’ para ‘Ba1’, refletindo a melhora na classificação do Brasil.

Ainda nas altas, a Embraer (EMBR3) subiu 1,68%, apoiada por expectativas positivas de um mercado internacional aquecido.

“A empresa tem um cenário operacional favorável que deve levar a uma melhoria em sua rentabilidade”.

Na ponta negativa, as ações da CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3) despencaram 2,17% e 11,94%, respectivamente. O movimento de queda reflete a baixa do minério de ferro no mercado internacional.

As ações da Vamos (VAMO3) também enfrentaram uma queda de 2,25%, marcando o quarto dia consecutivo de desvalorização. A empresa já viu uma perda significativa de quase R$ 1 bilhão em valor de mercado, apenas nesta semana, retornando ao menor nível desde seu IPO em 2021.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar