Ibovespa fica de lado enquanto aguarda relatório de contas do governo
O Ibovespa (IBOV) abriu em queda, virou para alta e segue oscilando nesta quinta-feira (22). O mercado aguarda o Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, que será divulgado pelas equipes dos ministérios da Fazenda e Planejamento.
A projeção de parte dos analistas é de que o governo congele cerca de R$ 10 bilhões no orçamento de 2025. Na expectativa pela apresentação, o principal índice da bolsa brasileira caía 0,07% por volta das 13h20.
No Giro do Mercado, o editor-chefe do Money Times, Renato Carvalho, comentou o desempenho do mercado brasileiro e das bolsas globais. Além do Brasil, o risco fiscal é uma realidade para os Estados Unidos, com novo corte de impostos aprovado ontem (21).
Apesar disso, os índices operam de lado, com certa estabilidade.
- VEJA TAMBÉM: Confira tudo o que está movimentando o agronegócio brasileiro com a cobertura especial do Agro Times; cadastre-se aqui
Maiores altas e maiores baixas
Entre as ações de maior peso no Ibovespa, Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e Sabesp (SBSP3) caem mais de 1%. Banco do Brasil (BBAS3) recua cerca de 0,4%.
A TIM (TIMS3) lidera as maiores baixas do índice, com queda de 2,6% após a XP rebaixar a recomendação de compra para neutra. As ações da Bradespar (BRAP4) ficam logo atrás, caindo 2,5%.
Na ponta positiva, a Azul (AZUL4) é o grande destaque, subindo mais de 13%, recuperando as perdas de ontem (21). Raízen (RAIZ4) e Magazine Luiza (MGLU3) sobem mais de 5% cada e fecham o pódio do dia.
Em relação aos destaques corporativos, a dupla listagem da JBS (JBSS3) segue na expectativa do mercado, mas parte dos acionistas se colocam contrários. A ação cai mais de 1%.
O jornalista ainda comentou sobre o novo recorde histórico do bitcoin (BTC), que já ultrapassou os US$ 110 mil. Para acompanhar o programa na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.
- E MAIS: Renda fixa isenta de Imposto de Renda? Estes 9 títulos de crédito privado incentivado podem gerar retornos de até IPCA + 8,9%; veja aqui