Mercados

Ibovespa firma queda em sessão volátil à espera de decisão do Fed

15 dez 2021, 13:02 - atualizado em 15 dez 2021, 13:02
Ibovespa, Mercados, Ações
Às 12:42, o Ibovespa caía 0,36%, a 106.380,75 pontos (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O principal índice de ações brasileiras tinha queda nesta quarta-feira, com investidores aguardando a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), nos EUA.

Às 12:42, o Ibovespa caía 0,36%, a 106.380,75 pontos. O volume financeiro era de 10,8 bilhões de reais.

A expectativa é de que o banco-central norte-americano sinalize aceleração da retirada de estímulos com compra de ativos, antecipação do início da alta de juros. Uma pesquisa da Reuters com economistas sugere uma primeira alta no terceiro trimestre de 2022.

O comunicado com a decisão será divulgado às 16h (horário de Brasília) e o presidente do Fed, Jerome Powell, discursa meia hora depois. Os principais índices de ações nos EUA também caíam antes do anúncio.

A sessão, que já poderia ser volátil por conta do Fed, é também de vencimento de opções sobre contratos de Ibovespa.

O noticiário corporativo movimentava papéis de peso relevante no índice, como os de frigoríficos, que subiam na esteira da liberação de importação pela China da carne bovina brasileira, e da Eletrobras (ELET6), que caíam após novo revés no processo de privatização.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.