Ibovespa ganha fôlego puxado por Petrobras (PETR4), varejistas e Wall Street

O Ibovespa, que abriu o dia estável, ganhou força e passou a subir na sessão desta segunda puxado pelos papéis da Petrobras (PETR4). Por volta das 13h04, o índice subia 0,76%, a 112.845 pontos.
Em Wall Street:
Os índices de ações de Wall Street abriram em alta no início de outra grande semana para balanços corporativos, com a Salesforce liderando os ganhos nesta segunda-feira após a notícia de que a Elliott Management adquiriu uma participação na empresa.
Aqui, os ativos locais seguem atentos ao cenário exterior, com os investidores aguardando a agenda cheia nos EUA nesta semana, em meio aos receios de recessão no país, destaca o BB Investimentos.
Além disso, o feriado na China tende a trazer redução de liquidez no mercado de commodities.
“No front interno, permanecem no radar dos investidores as incertezas relacionadas aos temas econômicos e fiscais, como a reoneração dos combustíveis, reajuste da tabela de IR, reajuste do salário mínimo, além das expectativas em torno da reforma tributária e os principais aspectos do novo arcabouço fiscal”, completa.
Mais cedo, os economistas ouvidos pelo Banco Central revisaram a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao final deste ano após falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticando a meta de inflação e a autonomia do BC, passando de 5,39% para 5,48%. Há um mês, a expectativa era de +5,23%.
Isso não foi suficiente, no entanto, para tirar o ímpeto das varejistas, com Via (VIIA3) liderando os ganhos. Petrobras é outro destaque positivo, com alta de 4%.