BusinessTimes

Ações de commodities sustentam Ibovespa acima dos 113 mil pontos

11 out 2021, 10:53 - atualizado em 11 out 2021, 12:41
Ibovespa
Às 12:40, o Ibovespa mostrava alta de 0,69%, aos 113.609.31 pontos (Imagem: Reuters/Rahel Patrasso)

Ações de empresas brasileiras de commodities metálicas e ligadas a petróleo subiam forte nesta segunda-feira espremida entre final de semana e feriado, levando para cima dos 113 mil pontos o principal índice acionário brasileiro.

Às 12:40, o Ibovespa mostrava alta de 0,69%, aos 113.609.31 pontos. O giro financeiro da sessão somava 10,8 bilhões de reais, com o volume também prejudicado por menor movimento em Wall Street, devido a feriado bancário nos Estados Unidos (Columbus Day).

Para profissionais do mercado, enquanto ações de matérias-primas ganham, as de setores ligados a consumo perdem diante do cenário de inflação mais alta.

Por isso, a atenção dos agentes deve se concentrar em dados de inflação e vendas no varejo dos Estados Unidos, na ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve.

Outro ponto de atenção é o início da temporada de balanços do terceiro trimestre em Wall Street, incluindo JPMorgan, Bank of America, Morgan Stanley e Citigroup e Goldman Sachs.

Segundo o economista-chefe do modalmais, Alvaro Bandeira, diante de temas como o risco de travamento orçamentário nos EUA e de novos indicadores mostrando inflação global em elevação, “os investidores devem seguir com comportamento de maior proteção”, limitando ganhos também na bolsa brasileira.

Destaques

PetroRio (PRIO3) subia 5,85%, ainda na esteira de notícia de sexta-feira de que a Petrobras escolheu oferta do consórcio de PetroRio e Cobra pelo campo petrolífero offshore de Albacora, publicou a Reuters citando fontes. Petrobras (PETR4) subia 2,2%, também refletindo alta do petróleo.

Vale (VALE3) avançava 3,4%, na esteira do salto das cotações do minério de ferro na China, depois que uma inundação na principal produtora de carvão do país intensificou temores de oferta para a indústria siderúrgica.  CSN ON (CSNA3) era valorizada em 1,3%, enquanto Usiminas (USIM3) crescia 2,3%.

Vibra Energia (Ex-BR Distribuidora) (BRDT3), subia 2,4%, após ter anunciado sexta-feira à noite que fechou negócio de 3,25 bilhões de reais para comprar 50% da comercializadora de energia Comerc.

Embraer (EMBR3) tinha ganho de 6%. A companhia informou pela manhã que recebeu da NetJets, companhia aérea da Berkshire Hathaway de Warren Buffett, uma encomenda para até 100 aeronaves, somando mais de 1,2 bilhão de dólares.

Banco Pan (BPAN3) caía 5,2%, enquanto Banco Inter (BIDI11) tinha baixa de 6,2%, destacando a pressão continuada sobre ações de empresas baseadas em planos de crescimento acelerado, uma vez que expectativas para o juro no Brasil seguem em elevação. Magazine Luiza (MGLU3) perdia 1,8%.

B3 (B3SA3) era depreciada em 1,4%, após o Credit Suisse cortar o preço-alvo da ação para os próximos 12 meses, citando expectativa de lucro menor e de maior risco de perdas em processo relativo a um processo envolvendo 31 bilhões de reais.

CVC (CVCB3) tinha baixa de 0,5%. A companhia de turismo informou pela manhã que restaurou parcialmente seus sistemas de TI após ter sofrido ataque cibernético no dia 2.

(Atualizada às 12:39)

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.