Mercados

Ibovespa abre em queda, com mercado monitorando guerra na Ucrânia

04 mar 2022, 10:11 - atualizado em 04 mar 2022, 10:11
B3, Ações, Ibovespa, Mercados
Na Ásia, houve forte pressão vendedora nesta sexta, com quedas entre 1% e mais de 2%.  (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O Ibovespa (IBOV) abriu esta sexta-feira (4) em queda de 0,43%, aos 114,6 mil pontos, seguindo a aversão ao risco global, com a continuidade da guerra na Ucrânia.

Na quinta, o principal índice da bolsa brasileira encerrou no zero a zero, perdendo terreno na parte da tarde, em linha com a piora dos mercados em Wall Street.

Na Ásia, houve forte pressão vendedora nesta sexta, com quedas entre 1% e mais de 2%, enquanto a Europa começa o dia com perdas de cerca de 3%.

Os futuros do mercado americano começam o dia com quedas e o petróleo WTI, negociado em NY, sobe 2,14%, com o barril cotado a US$ 109,97.

Commodities, PIB e payroll

Para o economista-chefe do banco digital Modalmais, Alvaro Bandeira, as ações de commodities podem limitar perdas (petróleo, minérios e proteínas).

Ele diz que os investidores ficarão de olho nas sinalizações do PIB brasileiro do 4º trimestre e no payroll americano de fevereiro, com a criação de vagas nos setores público e privado – dado que será divulgado às 10h30.

Há pouco, o IBGE informou que a economia brasileira avançou 0,5% no quarto trimestre de 2021 e encerrou o ano com crescimento de 4,6%, dentro do esperado por analistas.

Já o IPC da Fipe acelerou para 0,90% em fevereiro, vindo de 0,74%, e acumulando em 12 meses alta de 10,33%.

Na zona do euro, houve frustração com as vendas no varejo crescendo somente 0,2% em janeiro, quando o previsto era alta de 1,5%.

Nos EUA, o presidente Biden declarou que as sanções produzidas pelos aliados contra a Rússia já começam a surtir efeitos, isolando o país do resto do mundo.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.