Mercados

Ibovespa fecha em alta, com mercado ansioso por dados do CPI de amanhã

09 abr 2024, 17:12 - atualizado em 09 abr 2024, 17:52
ibov
Ibovespa fechou em alta de 0,80%, com mercado ansioso pelos dados do CPI (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira (9), não se abalando com as baixas de Vale (VALE3). O mercado aguarda ansioso pelos dados do CPI de amanhã. 

O índice fechou em alta de 0,80%, a 129.887,80 pontos.

  • MONEY PICKS – UMA ANÁLISE 360º DO MERCADO: O Money Times analisou 30 carteiras recomendadas para descobrir onde estão as melhores oportunidades de investimento para abril, segundo as maiores casas de análise e bancos do país. Confira o material completo gratuitamente aqui.

Com uma perspectiva de queda de juros, Vamos (VAMO3) e Assai (ASAI3) fecharam o dia com altas de 5,47% e 3,82%, respectivamente. De acordo com Pedro Marinho Coutinho, planejador financeiro e sócio da The Hill Capital, isso ocorre devido a expectativa de continuidade nesse ciclo de corte de juros. 

Contudo, na ponta negativa, CVC (CVCB3) caiu 2,62% após troca de pessoas na diretoria da empresa.

Apesar da recuperação do minério de ferro dos últimos dias, Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e Gerdau (GGBR4) caíram respectivamente 0,67%, 1,56% e 0,65%. “Enquanto isso, Petrobras inverteu o sinal ao longo do dia e cai hoje por conta da queda do petróleo e realização do mercado lá fora”, completa.

A ansiedade do mercado

Amanhã (10) terá a CPI, número de inflação americana, deixando o mercado no aguardo pelos dados. Estes números são importantes para entender se o conforto do Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, vai continuar em relação às próximas decisões sobre o corte de juros.

De acordo com Coutinho, ” é lógico que o mercado já tem uma certa previsão para frente, mas esse dado é super importante para o mercado entender se realmente essas previsões serão confirmadas”.

A previsão do mercado é ter um CPI subindo 0,3% em março, uma alta anual de 3,4% contra uma alta mensal de 0,4% em fevereiro e no anual 3,2%. Além disso, no Brasil terá o IPCA amanhã, com expectativa de alta de 0,24% para março. 

Segundo Coutinho, a curva de juros pode ter um certo estresse em relação à continuidade da queda de juros por parte do Banco Central.

“Tudo isso atrapalha um pouco o mercado na hora de olhar vértices mais longos. Mas eu acho que hoje o mercado reflete um pouco realmente essa expectativa do número de amanhã”, afirma. 

Com certeza todos os presidentes dos bancos centrais estão de olho no número de amanhã e no que o presidente Fed vai falar”, finaliza.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.