Mercados

Ibovespa sustenta leve alta após falas de Haddad, mas acumula queda na semana e fecha abaixo de 120 mil pontos

14 jun 2024, 17:11 - atualizado em 14 jun 2024, 17:28
ibovespa haddad
Ibovespa fecha estável, com as falas de Fernando Haddad segurando o índice (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Ibovespa teve mais um dia volátil nesta sexta-feira (14), refletindo a queda do dólar e dos juros futuros, mas pressionado pelas quedas de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3PETR4).

No fim do dia, porém, o principal índice da B3 fechou em leve alta de 0,08%, a 119.662,38 pontos, acumulando uma queda de 0,91% ao longo da semana. 

As falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ajudaram a manter o Ibovespa estável, de acordo com Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos. 

“Se Haddad continuar dando declarações parecidas sobre controlar os gastos, consigo enxergar um cenário mais otimista aí para a nossa bolsa”, afirmou.

Além disso, no cenário macroeconômico, o IBC-BR veio abaixo do esperado, em 0,01% quando a expectativa era de 0,45%.  “O dado não foi bom, na minha opinião, isso mostra que o PIB do ano passado foi um pouco mais inflado pelo agronegócio, o que já não acontece nesse ano”, ressaltou Cohen.

Na opinião do analista, este não é um dado que pode fazer algum impacto na decisão de juros, que devem se manter no mesmo patamar. 

As altas e baixas do Ibovespa

Entre as maiores altas, as ações de setores cíclicos e consumo, como Magazine Luiza (MGLU3), Lojas Renner (LREN3) e Arezzo (ARZZ3) sobem 1,96%, 1,59% e 2,36%, respectivamente. Estas companhias vinham sofrendo queda nos últimos dias, refletindo uma expectativa de juros altos por mais tempo no Brasil. 

Na ponta negativa, a Embraer (EMBR3) fechou em forte queda de 5,35%, sendo impactada pela queda do dólar.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.